A população mundial está sempre aumentando, em novembro de 2022, atingimos a marca de 8 bilhões de pessoas na Terra. Nunca existiram tantos humanos assim, mas isso não quer dizer que o ritmo de crescimento vai se manter para sempre, aliás, ele já está caindo.
Países da Europa já enfrentam problemas com o envelhecimento da população e redução da taxa de natalidade e até mesmo a China, que outrora já foi símbolo do crescimento populacional (foi lá que surgiu a política do filho único justamente para conter isso) hoje se vê em uma situação oposta.
Nações como a Índia e alguns países da África, como a Nigéria, ajudam a manter a população global em crescimento. Mas isso vai mudar em breve, segundo as últimas estimativas da Organização das Nações Unidas (ONU).
Como lebrou o IFL Science, o mais impressionante é que as previsões sobre o aumento da população vem se tornando cada vez mais pessimistas. Atualmente acredita-se que o pico populacional da humanidade será de 10,3 bilhões, e existe 80% de chance de atingirmos essa marca até 2100. Depois disso, a população vai começar a cair.
Mas há apenas 10 anos, acreditava-se que o auge seria de mais de 12 bilhões e tinha apenas 30% de chance dele ser batido até 2100. Segundo o relatório Perspectivas da População Mundial em 2024, divulgado recentemente pela ONU, a década de 2080 pode ser determinante para o futuro da humanidade.
Queda da população vai começar em breve
As previsões da análise indicam que muitos países, inclusive, já atingiram seu pico populacional. Fazem parte desse grupo 63 nações, entram na lista países da Europa como a Alemanha e a Rússia, e também alguns que outrora foram responsáveis pelo boom populacional do mundo, como a China e o Japão.
A lista inclui 48 países cujo pico populacional deve acontecer entre 2025 e 2054. É aqui que está o Brasil, ao lado de nações como Turquia e Irã.
Para terminar, outros 126 países devem continuar crescendo depois de 2054. Aqui entram os Estados Unidos, a Indonésia, o Paquistão, entre outros. Esse grupo também inclui algumas nações que a ONU acredita que dobrarão de população nos próximos 30 anos, como a Somália, o Níger e a Angola.
De acordo com a ONU, apesar da previsão de redução populacional a partir de 2080, a expectativa de vida deve aumentar. “Nas últimas três décadas, as taxas de mortalidade diminuíram e a expectativa de vida aumentou significativamente. Após um breve declínio durante a pandemia da COVID-19, a expectativa de vida global ao nascer está aumentando novamente, atingindo 73,3 anos em 2024, ante 70,9 anos durante a pandemia. No final da década de 2050, mais da metade de todas as mortes globais ocorrerão aos 80 anos ou mais, um aumento substancial de 17 por cento em 1995”, diz o órgão.
É preciso destacar ainda que o relatório é uma previsão baseada no cenário atual e, da mesma forma que o documento deste ano mudou as perspectivas em relação ao anterior, o mesmo pode ocorrer com o próximo. Fatores como crises econômicas e pandemias influenciam nisso e podem alterar o cenário previsto.
O post A população mundial vai começar a diminuir – entenda como apareceu primeiro em Olhar Digital.