A startup de IA que tem desafiado o governo de Donald Trump

O governo dos Estados Unidos, por meio do Pentágono, está num conflito direto com a startup de inteligência artificial (IA) Anthropic. Por que? A empresa se recusa a deixar que o Claude seja usado em operações de guerra que envolvam mortes ou espionagem de cidadãos.

Por causa dessa resistência, militares estão avaliando marcar a Anthropic como um “risco à cadeia de suprimentos”. Esse é um aviso muito sério, geralmente usado apenas para países inimigos. E pode impedir que a empresa continue trabalhando para o governo.

Pentágono pode proibir uso do Claude em projetos oficiais

A briga começou porque o Ministério da Defesa acredita que as empresas de tecnologia não devem colocar regras que limitem as ações dos militares. Um alto funcionário do governo, Emil Michael, explicou ao Wall Street Journal que eles precisam de ferramentas que funcionem para qualquer objetivo que seja permitido por lei. Como a Anthropic é a única a manter restrições (OpenAI e Google aceitaram as condições), ela passou a ser vista como obstáculo.

Anthropic se recusa a deixar que o Claude seja usado em operações de guerra que envolvam mortes ou espionagem de cidadãos (Imagem: gguy/Shutterstock)

Essa situação pode atingir o bolso da empresa, que tinha um contrato de até US$ 200 milhões (pouco mais de R$ 1 bilhão) com os militares. O Pentágono estuda exigir que os seus prestadores de serviço provem não usar o Claude em seus trabalhos. Se isso acontecer, a Anthropic perde a vantagem de ter sido a primeira a conseguir autorização para lidar com arquivos secretos do governo.

Além da questão técnica, existe um forte componente político envolvendo o governo de Donald Trump. Integrantes da atual gestão chamam a IA da empresa de “woke” (termo usado para criticar políticas e posicionamentos progressistas) por causa de suas regras de segurança e ligações com o governo Biden. Inclusive, um fundo de investimento ligado ao filho de Trump se recusou a colocar dinheiro na empresa por discordar de suas ideias.

Alguns especialistas dizem que tratar uma empresa americana como “risco” é um erro estratégico que pode atrasar a tecnologia dos EUA. Por outro lado, a Anthropic diz que está tentando ter conversas de boa fé para resolver o problema.

O post A startup de IA que tem desafiado o governo de Donald Trump apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

WhatsApp vai permitir proteger contas com senhas personalizadas

Samsung cria modo de chat seguro para evitar vazamentos — e recurso vaza na web

Entenda polêmica envolvendo God of War Sons of Sparta e o criador da franquia