A tecnologia no réveillon de Copacabana

A chegada de 2026 na Praia de Copacabana será marcado pela tecnologia. Para além das tradicionais celebrações, a virada do ano contará com sistemas avançados que vão desde um espetáculo de drones até um esquema de segurança com monitoramento em tempo real. 

Réveillon de Copacabana é reconhecido como uma das maiores festas do mundo
(Imagem: Donatas Dabravolskas / Shutterstock.com)

Espetáculo aéreo com 1.200 drones

Segundo informações do G1, o céu de Copacabana será palco de uma demonstração de tecnologia visual de última geração. O grande destaque é o show de 1.200 drones, o maior já realizado em eventos de grande porte na região. Os drones formarão imagens emblemáticas do Rio de Janeiro. O show irá superar a marca de apresentações anteriores, como a do centenário do Copacabana Palace que utilizou 400 aeronaves.

Show terá 1.200 drones (Imagem: Sabino Parente/Shutterstock)

O ponto alto da performance será a criação de uma escultura em forma de rosto humano que “falará” com o público, enviando mensagens e frases do céu.  

O espetáculo aéreo tradicional também continua. Uma queima de fogos de 12 minutos, comandada pelo cenógrafo francês Christophe Berthonneau, o espetáculo pirotécnico cobrirá mais de 3 quilômetros de extensão, utilizando novos efeitos e movimentos coordenados. 

Leia mais:

Segurança inteligente

Enquanto o público observa o céu, o policiamento em terra operará com um “ecossistema tecnológico” completo para garantir a ordem. A Polícia Militar mobilizará 300 viaturas equipadas com kits de câmeras de reconhecimento facial e leitura automática de placas. Este sistema permite identificar, de forma simultânea, criminosos com mandados de prisão e veículos roubados. As informações são da Agência Brasil. 

Monitoramento deve trazer mais agilidade às abordagens (Imagem: New Africa/Shutterstock)

A infraestrutura de segurança será integrada ao Centro Integrado de Comando e Controle (CICC). Isso significa que as imagens captadas por câmeras corporais (bodycams), drones em tempo real e câmeras urbanas serão monitoradas tanto pelas equipes de campo quanto por salas de controle. O esquema inclui ainda: 

  • 17 pontos de revista equipados com detectores de metais. 
  • Caminhões de comando funcionando como centros integrados móveis. 
  • 78 torres de observação distribuídas estrategicamente pela orla. 

A prontidão tecnológica estende-se ao Corpo de Bombeiros, que utilizará 360 viaturas e 250 embarcações, incluindo motos aquáticas tripuladas por médicos para atendimentos ágeis. Três aeronaves darão suporte aéreo às operações de resgate, garantindo que a tecnologia atue como o pilar fundamental para o sucesso do evento. 

O post A tecnologia no réveillon de Copacabana apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Watts, RMS e potência real: o que observar ao comparar torres de som

Hacker é preso por infectar 2,8 milhões de sistemas e roubou R$ 6,6 milhões

Samsung testa bateria de 20.000 mAh feita de silício e carbono