Acabou a amizade? OpenAI pode denunciar Microsoft por comportamento anticompetitivo

A possibilidade de abertura de uma ação antitruste contra a Microsoft está sendo avaliada por executivos da OpenAI mesmo com as duas empresas tendo parceria para o desenvolvimento de soluções de inteligência artificial. É o que revelou o The Wall Street Journal na última segunda-feira (16).

Citando pessoas familiarizadas com o assunto, a reportagem aponta que a desenvolvedora do ChatGPT estaria prestes a abrir uma reclamação por comportamento anticompetitivo da gigante de Redmond junto às autoridades reguladoras dos Estados Unidos. A ideia é fazer uma revisão dos termos do contrato entre ambas com base nas leis locais.

Sam Altman é o CEO da OpenAI. (Imagem: Getty Images)

Por que a OpenAI avalia denunciar a Microsoft?

Não é segredo para ninguém que a startup de IA passa por um processo de transição para se transformar em uma empresa de benefício público. Essa conversão permitirá a ela atrair mais investidores e, provavelmente, abrir capital, sendo essencial para garantir um maior fluxo de caixa e melhorar as finanças.

  • Para concluir a mudança que pode aumentar o valor da marca, a OpenAI depende da aprovação da Microsoft;
  • Mas a dona do Windows tem feito jogo duro durante as negociações, de acordo com as fontes, mesmo com as discussões acontecendo há meses;
  • Ambas também estariam discutindo mudanças nos termos de investimentos da big tech, impactando a sua futura participação acionária na desenvolvedora;
  • O comportamento da até então parceira não está agradando aos executivos da companhia liderada por Sam Altman, que não descartam fazer uma denúncia aos reguladores.

Além disso, a OpenAI planeja oferecer à gigante da tecnologia uma fatia de 33% de participação em uma unidade reestruturada, mas em troca ela deverá renunciar a lucros futuros, conforme o The Information. Este seria outro motivo de discórdia entre as duas.

A publicação cita, ainda, o desejo da dona do ChatGPT em relação a alterar cláusulas que dão à Microsoft direitos exclusivos sobre a hospedagem dos seus modelos de IA na nuvem. Os termos propostos não teriam sido aceitos e isso deve gerar uma nova rodada de negociações.

A parceria entre Microsoft e OpenAI existe há seis anos. (Imagem: Getty Images)

Fim da parceria entre OpenAI e Microsoft?

Caso a OpenAI realmente denuncie a Microsoft aos órgãos antitruste dos EUA, a parceria entre elas pode chegar ao fim, como avalia a Reuters. A colaboração foi iniciada em 2019, com um aporte de US$ 1 bilhão (R$ 5,4 bilhões pela cotação atual), e é considerada uma das mais positivas no segmento de tecnologia.

Mas em um comunicado em conjunto, ambas afirmaram que estão dispostas a manter a parceria, afastando a possibilidade de encerramento do acordo, pelo menos por enquanto. “As negociações estão em andamento e estamos otimistas de que continuaremos a construir juntos nos próximos anos”, disseram, como relatou a agência de notícias.

Curtiu o conteúdo? Continue no TecMundo e não se esqueça de compartilhar as notícias nas redes sociais com os amigos.

Related posts

Por meio de simulações, pesquisadores explicam como ocorrem flashes em galáxias distantes

ChatGPT médico? OpenAI está considerando entrar no ramo de saúde

Lula tira protagonismo da Anatel e amplia poder da ANPD no ECA Digital