Adeus endoscopia? Empresa desenvolve pílula que exibe interior do corpo humano

Endoscopia ou colonoscopia são exames extremamente importantes para a medicina. Eles, no entanto, costumam cobrar um certo custo ao paciente: além de serem caros, precisam de anestesia geral e são bastante invasivos (você coloca um tubo dentro de você). E se esse tubo fosse substituído por uma pílula com uma câmera dentro dela? Tudo seria mais fácil, não é? Pois essa é a premissa da Pillbot, nova invenção da Endiatx.

A novidade já foi colocada em prática – e a experiência foi super bem-sucedida. Em vídeo divulgado na última quarta-feira (26), o engenheiro responsável pelo projeto, Alex Luebke, demonstrou como funciona o dispositivo. Assista:

Mais sobre o experimento

Como você pôde ver no vídeo, o próprio Luebke engoliu a pílula, que mostrou imagens em tempo real do esôfago e do estômago dele;

A Pillbot foi controlada pelo sócio do engenheiro, o professor de Medicina Vivek Kumbhari, que movimentava a câmera por meio de um controle de PlayStation 5;

Segundo a empresa, a pessoa não sente nenhum tipo de dor ou desconforto depois que toma a pílula;

Eles só não disseram como ela vai sair do seu corpo depois… mas, bem… isso, todos nós sabemos;

A Pillbot faz parte de um conceito que norteia o trabalho da Endiatx, que é transformar o cenário do atendimento médico usando a micro-robótica;

Endiatx, aliás, é abreviação de “Endoscopy, Diagnostics, & Treatment” (Endoscopia, Diagnóstico & Tratamento, em português).

Leia mais:

O que são e como funcionam as armadilhas para mosquito-da-dengue?

Quais doenças um teste genético pode diagnosticar?

Vitaminas em suplemento podem fazer você viver mais?

Endoscopia pode virar coisa do passado com essa nova invenção (Imagem: Kzenon/Shutterstock)

Próximos passos

A ideia da pílula não é recente, mas o experimento só foi possível agora, pois os engenheiros conseguiram diminuir o tamanho do dispositivo.

Para você ter uma ideia, a primeira versão da Pillbot tinha a circunferência de uma bola. Foram necessários vários ajustes até que a câmera chegasse a esse tamanho de comprimido.

O próximo passo para a invenção é colocar uma inteligência artificial (IA) para trabalhar junto a ela. Os fundadores da Endiatx querem que a pílula consiga fazer, sozinha, um mapeamento completo do sistema digestivo do paciente.

Isso, no entanto, ainda deve demorar, assim como o lançamento do produto no mercado. Isso porque, apesar do experimento divulgado nos últimos dias, a empresa não tem data para estreia da sua invenção.

A Pillbot ainda está na fase de testes clínicos. Você pode ler mais sobre o assunto neste outro texto do Olhar Digital.

O post Adeus endoscopia? Empresa desenvolve pílula que exibe interior do corpo humano apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

China aprova acordo do TikTok, afirma secretário do Tesouro dos EUA

Astronauta mais jovem da China será lançado junto com ratos ao espaço

WhatsApp vai adicionar nova opção de segurança para usuários; veja como usar