Adeus, Gol: novo carro ‘mais barato’ da VW estreia em 2023

O Gol é sem dúvidas um dos modelos mais icônicos da Volkswagen. O carro mais vendido da história no Brasil está se despedindo do mercado em 2022 depois de 42 anos de estrada. Para celebrar a trajetória do hatch, a VW apresentou nesta sexta-feira (11) o Gol “Last Edition”.

Serão apenas mil exemplares do modelo produzidos na cor vermelho “Sunset”.

Gol Last Edition. Imagem: Volkswagen/Divulgação

Veja também:

Versão de despedida do VW Gol aparece pela primeira vezSó elétricos? Volkswagen ‘acelera’ meta ambiciosaRetrocesso? Botões touch no volante serão dispensados pela Volkswagen

A última edição vem equipada com todos os opcionais e traz diversas referências ao passado. Estão presentes o ar-condicionado, direção hidráulica, retrovisores com ajuste elétrico, computador de bordo, sensor de estacionamento traseiro e central multimídia de 6,5”.

Interior do Gol Last Edition. Imagem: Volkswagen/Divulgação

As vendas começam ainda este mês e o valor final deve ficar na faixa dos R$ 100 mil. O preço oficial será divulgado pela VW no dia 23 de novembro.

Novo modelo de entrada da Volkswagen

Agora, o posto de carro “mais barato” da marca alemã vai passar para o Polo Track no Brasil, uma versão inédita e mais básica do modelo.

O hatch compacto já está em pré-venda por R$ 79.990 e chega ao mercado em fevereiro de 2023. O preço é comparável ao de um Gol 1.0 novo, que sai hoje com preço tabelado de R$ 78.160 (com rádio, alto-falantes dianteiros e rodas aro 15).

A diferença é que por mais R$ 1.830, o Polo Track oferece quatro alto-falantes, quatro airbags e dois recursos de assistência de direção que o Gol sequer possui, o controle de tração e de estabilidade.

O irmão mais novo também é maior na distância entre-eixos: 2,56 m contra 2,46 m. Refletindo em mais conforto e espaço interno.

Por fora, as alterações mais notáveis estão no desenho do para-choque dianteiro, que ganhou entradas maiores de ar.

O para-choque dianteiro com entradas generosas de ar é uma novidade do Polo Track. Imagem: Volkswagen/Divulgação

Para cortar custos, os faróis aproveitam o mesmo formato do antigo Polo. Os retrovisores e maçanetas também não são pintados, enquanto as calotas receberam pintura na cor preta.

Traseira do Polo Track 2023. Imagem: Volkswagen/Divulgação

Na traseira, o nome “Track” aparece estampado em um adesivo no centro da tampa do portas malas. O restante das mudanças são sutis. O para-choque traseiro, por exemplo, também foi redesenhado com uma cara um pouco mais agressiva. Por dentro, os bancos são forrados com tecido cinza com detalhes mais claros, o que também se repete nas portas.

Um ponto negativo é que o Track é o único Polo da linha que vem sem uma central multimídia de série. O componente com tela de 9″ será vendido por fora nas concessionárias da VW como acessório, assim como o sensor de estacionamento traseiro.

O motor é o mesmo 1.0 que equipa o Gol Last Edition, com três-cilindros, 84 cv e 10,3 kgfm de torque. O câmbio, por sua vez, é o manual de cinco marchas. 

A produção do novo carro de entrada da VW começa em janeiro na fábrica da empresa em Taubaté (SP).

Imagem principal: Volkswagen/Divulgação

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Adeus, Gol: novo carro ‘mais barato’ da VW estreia em 2023 apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

WhatsApp agora pode enviar mensagens para outros apps, mas só na Europa

ChatGPT lança conversa em grupo para até 20 pessoas usarem a IA juntas

2ª Beta do macOS Tahoe 26.2 ganha ring light virtual videochamadas