Adeus, Inspire: Amazon encerra feed que imita TikTok

A Amazon desistiu do feed de vídeos e fotos de formato curto “Inspire”, até então disponível no aplicativo da varejista. O design seguia conceitos do TikTok e funcionava como uma fonte de inspiração para clientes a partir de conteúdo criado por influenciadores e marcas.

“Nós avaliamos regularmente vários recursos para melhor nos alinharmos com o que os clientes nos dizem que é mais importante e, como parte disso, o Inspire não está mais disponível”, informou uma porta-voz da empresa ao site TechCrunch.

Lançado em 2022, o recurso foi alvo de polêmica logo no início após uma tentativa fracassada da Amazon de convidar influenciadores para enviar vídeos. A empresa ofereceu US$ 25 por gravação — uma compensação muito baixa, segundo os selecionados.

Mensagem informa clientes sobre indisponibilidade do Inspire (Imagem: Captura de tela)

Leia Mais:

Inspire foi um sonho frustrado da Amazon

O encerramento do projeto pode estar ligado ao número insuficiente de criadores na plataforma, já que a receita pode ser maior em outras redes, segundo o TechCrunch. 

O porta-voz não explicou o motivo exato para a desistência, mas citou outras maneiras pelas quais os clientes da Amazon ainda podem se inspirar, incluindo as vitrines dos criadores da Amazon, coleções selecionadas, e seu assistente de compras, Rufus.

“Além da Amazon, sabemos que os clientes buscam inspiração e recomendações de produtos em feeds sociais, e estamos inovando para tornar a compra de produtos da Amazon mais agradável por meio de integrações perfeitas de mídia social”, acrescentou.

Amazon investe em parcerias e IA para inspirar clientes (Imagem: bluestork/Shutterstock)

Ao mesmo tempo, a Amazon buscou se garantir em outros canais, diminuindo a necessidade de seu próprio recurso de vídeo curto. Desde novembro de 2023, por exemplo, a varejista tem uma parceria com o Instagram que facilita as compras em seu site a partir do aplicativo de propriedade da Meta.

De qualquer maneira, o timing para abandonar o Inspire é, no mínimo, curioso, já que o TikTok, de propriedade da chinesa ByteDance, passa por um momento de incertezas nos Estados Unidos. O recurso poderia servir como uma alternativa aos clientes americanos que buscavam avaliações de produtos de TikTokers.

O post Adeus, Inspire: Amazon encerra feed que imita TikTok apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Play Store libera dois novos jogos grátis por tempo limitado no Android! Resgate hoje (10)

Semana do Cliente Fastshop traz iPhones 15, 16e e mais com até 30% OFF; confira

Do espaço para sua mesa: o suplemento usado por astronautas da NASA