No Reino Unido, um adolescente de 16 anos construiu uma mão robótica feita quase inteiramente de peças de Lego. O dispositivo possui quatro dedos e é capaz de agarrar e mover objetos com desempenho avançado – comparado a mãos robóticas de nível de pesquisa. Um artigo foi publicado no servidor de pré-impressão arXiv.
Entenda:
- Um rapaz de 16 anos criou uma mão robótica usando peças de Lego;
- Chamado de Educational SoftHand-A, o dispositivo possui quatro dedos com três articulações cada;
- Cordas que imitam tendões são responsáveis por abrir e fechar a mão e os dedos;
- Durante testes, a invenção agarrou e segurou vários itens com sucesso, como copos plásticos, rolos de fita adesiva e até brinquedos de pelúcia.
Jared Lepora é estudante da Bristol Grammar School e começou a desenvolver a mão robótica, chamada de Educational SoftHand-A, com a ajuda do pai há alguns anos. O dispositivo é feito de Lego Mindstorms – linha voltada à criação de robôs simples – e cordas que imitam tendões.
Leia mais:
- Prótese robótica pode causar sensação de tato, revela estudo
- Mão de robô (quase) se move como mão de humanos; assista
- Este novo braço robótico pode soltar a mão para agarrar objetos
Mão robótica imita funções humanas
Para criar o dispositivo robótico, Lepora se inspirou no formato e nas funções da mão humana. Os dedos são compostos por três articulações cada, e um par de motores controla os tendões. Um deles abre a mão e o outro a fecha, com os dedos acompanhando os movimentos.
Quando um dos dedos atinge um objeto, a força do motor redireciona a energia para que os demais continuem a se fechar. Com isso, a mão se fecha automaticamente e os dedos agarram objetos com efetividade.
Criação desafia conceitos da robótica moderna
Testes apontaram o sucesso da mão robótica em agarrar e segurar vários itens, como copos plásticos, rolos de fita adesiva e até brinquedos de pelúcia. De acordo com o artigo, o dispositivo leva cerca de 1 segundo para se abrir ou fechar completamente, e cada dedo tem capacidade de carga de 5 a 6 Newtons.
Jared, seu pai e os demais pesquisadores envolvidos no estudo mostram que é possível criar tecnologia avançada de forma divertida – e, principalmente, sem recursos sofisticados. “SoftHand-A Educacional tem o potencial de ser um projeto envolvente e interessante para as crianças aprenderem sobre robótica moderna”, escreve a equipe.
O post Adolescente de 16 anos cria mão robótica com peças de Lego apareceu primeiro em Olhar Digital.