A Polícia Nacional Espanhola (SNP) acaba de adicionar um veículo aéreo autônomo na sua frota, o EH216. O voo inaugural bem-sucedido divulgado nesta quinta-feira (15) marca o início de uma nova fase de testes que inclui as primeiras operações oficiais com a aeronave no país.
Alimentado por 16 motores elétricos, o modelo foi projetado para voos curtos.Sua velocidade máxima é de 130 km/h.A autonomia é de 30 km por carga.
A novidade é fruto de uma parceria firmada em outubro de 2021 com a fabricante chinesa EHang e marca a primeira vez que um veículo não tripulado é utilizado por uma instituição de segurança não apenas pela Espanha, mas em toda a União Europeia.
O Ehang EH216 por ser pilotado remotamente. Imagem: Ehang/Divulgação
Rafael Pérez, Secretário de Estado de Segurança da Espanha, qualificou o modelo como um “ativo tecnológico” que servirá para diferentes fins.
Veja também:
Caça autônomo com IA: Reino Unido, Itália e Japão se unem para criar aeronave militarConheça o RotorX Dragon, a primeira aeronave elétrica que pode ser montada em casaEngenheiro quer construir “cérebro” para veículos hipersônicos autônomos
Alguns casos de uso incluem operações de risco, como acessar áreas contaminadas por ameaças nucleares, bacteriológicas ou químicas. Outra vantagem é a sua capacidade de pousar em locais que seriam impossíveis para helicópteros convencionais, fornecendo suporte e transporte mais rápido em casos de emergência.
Imagem: Ehang/Divulgação
A máquina voadora chinesa será operada remotamente a partir de uma estação de controle em solo. Outro benefício é que o uso do veículo evita que as equipes de segurança sejam colocas em perigo durante missões mais arriscadas.
Além disso, Pérez afirma que os custos operacionais serão mais baixos. O voo inaugural foi registrado no vídeo abaixo.
Imagem principal: Ehang/Divulgação
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
O post Aeronave autônoma é integrada à frota da Polícia Nacional Espanhola apareceu primeiro em Olhar Digital.
