A Microsoft lançou um painel de controle que unifica e rastreia agentes de IA utilizados no meio corporativo. O Agent 365 ajuda as empresas a implantar, organizar e administrar agentes criados não apenas a partir de recursos da empresa, mas também de plataformas de terceiros, como OpenAI e Nvidia.
“Com o aumento do número e da sofisticação dos agentes, as empresas enfrentam um novo tipo de desafio: como gerenciar e governar esses agentes de forma responsável e em grande escala, sem reconstruir os sistemas confiáveis dos quais eles dependem”, diz um comunicado da big tech. “O caminho mais claro a seguir é gerenciar os agentes da mesma forma que você gerencia as pessoas, usando a mesma infraestrutura, aplicativos e proteções que impulsionam seus negócios hoje.”

Agentes de IA são usados para automatizar tarefas, colaborar com pessoas e acelerar a produtividade. A consultoria IDC prevê que haverá 1,3 bilhão de agentes até 2028. No Agent 365, há cinco funcionalidades que tornam possível a IA em escala empresarial: Registro, Controle de Acesso, Visualização, Interoperabilidade e Segurança. Veja abaixo como cada um deles opera.
Registro
Com este recurso, os líderes de TI obtêm um inventário completo de todos os agentes na empresa. Ele também permite que os administradores coloquem em quarentena agentes não autorizados para garantir que eles não se conectem a outros recursos da companhia e nem sejam descobertos por funcionários.

Controle de acesso
Ao exigir que todos os agentes da organização tenham um ID de agente exclusivo, é possível limitar o acesso apenas aos recursos necessários. A equipe de TI pode definir diretrizes para quem cria, integra e gerencia agentes desde o princípio. Assim, eles vão operar com o princípio do menor privilégio, reduzindo o risco de uso indevido por agentes maliciosos ou perda acidental de dados.
Visualização
O painel unificado do Agent 365 oferece um mapa completo das conexões entre agentes, usuários e recursos em toda a organização. Além disso, os relatórios baseados em funções fornecem métricas personalizadas. Com a medição de desempenho, os líderes podem monitorar o desempenho, a velocidade e a qualidade dos agentes para avaliar o retorno sobre o investimento e tomar decisões de implementação mais assertivas.
Leia Mais:
- De assistentes a ‘funcionários digitais’: a era dos agentes de IA já começou
- Agentes de IA entram em colapso em startup experimental operada sem humanos
- 3 recursos escondidos no Windows 11 que você deveria usar
Interoperabilidade
Os agentes precisam ter acesso aos mesmos dados e aplicativos que as pessoas da organização usam diariamente — desde aplicativos de produtividade como Word ou Excel até dados comerciais no SharePoint ou Dynamics 365. Essa interoperabilidade permite que os agentes tenham o mesmo contexto que os usuários e se integrem aos fluxos de trabalho exclusivos da sua organização. O Agent 365 desbloqueia o acesso ao Work IQ, integrando dados e relacionamentos exclusivos da empresa ao Microsoft 365.
Segurança
Assim como qualquer outro sistema de missão crítica, os agentes exigem uma abordagem de defesa em profundidade. Os líderes de segurança podem remediar proativamente vulnerabilidades e configurações incorretas com base em uma postura de segurança abrangente para os agentes, usar inteligência artificial para bloquear ataques e impedir a exfiltração de dados no momento em que ocorrem. O Microsoft Defender permite que as organizações detectem ameaças conhecidas e emergentes direcionadas a agentes, investiguem incidentes e respondam rapidamente graças a uma visão completa da cadeia de ataques cibernéticos dentro do Agent 365.

Já o Microsoft Purview oferece visibilidade dos riscos de exposição de dados relacionados à IA e impede que os agentes processem ou divulguem dados confidenciais. Ele identifica comportamentos de risco dos agentes em tempo real e aplica políticas adaptativas caso algo pareça suspeito. Além disso, permite que as organizações auditem as interações dos agentes, avaliem a prontidão para conformidade e violações de políticas, e recomendem controles para requisitos regulatórios em constante evolução.
O post Agent 365: Microsoft lança plataforma para rastrear agentes de IA apareceu primeiro em Olhar Digital.
