Agora é possível fazer buscas por voz no portal Gov.br

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos anunciou o lançamento de uma nova funcionalidade no portal do Gov.br. A partir de agora, será possível pesquisar os mais de 4.300 serviços digitais por meio da ferramenta de busca por voz.

Segundo o governo federal, a tecnologia foi desenvolvida para facilitar a cidadania digital de pessoas com deficiência que acessam o portal pelo celular ou computadores. É também uma forma de lembrar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, que foi celebrado no dia 3 de dezembro.

Funcionalidade está disponível apenas para celulares Android e alguns navegadores

Para acessar o assistente de voz, basta entrar no portal Gov.br. Após, clique na figurinha de microfone no campo de pesquisa “O que você procura?”. Então, basta falar o serviço que você deseja e a página será redirecionada.

Microfone à direita da imagem dá acesso a opção de busca por voz (Imagem: captura de tela)

Por enquanto, a funcionalidade está disponível apenas para celulares Android e em navegadores como o Chrome e Edge. A promessa, no entanto, é que a ferramenta estará disponível em breve também para dispositivos que usam IOS e no navegador Safari.

Nós temos um olhar de não deixar ninguém para trás na transformação digital. Esta funcionalidade vai simplificar a vida tanto das pessoas com deficiência visual quanto daquelas que possuem alguma dificuldade em digitar, pois queremos que o Gov.br facilite o dia a dia de todas as pessoas.

Rogério Mascarenhas, secretário de Governo Digital

Leia mais

Como acessar o portal Gov.br

Para utilizar a plataforma, o primeiro passo é acessar a loja do seu dispositivo e fazer o download do Gov.br. Após abrir o aplicativo, digite seu CPF e clique em “continuar”, para criar ou alterar sua conta. 

No primeiro acesso, é preciso realizar o cadastro. O usuário preenche um formulário e seus dados podem ser validados na Receita Federal ou no INSS. Esta ação, no entanto, só permite o nível bronze. Nesse caso, utilizar o aplicativo é uma vantagem, pois a ferramenta já oferece automaticamente a opção para o aumento de nível de conta.

Gov.br reúne vários serviços do governo federal (Imagem: rafapress/Shutterstock)

Para avançar para o nível Prata, é necessário fazer biometria facial com a CNH, ser servidor público federal, ou fazer o login pelo banco, caso a instituição financeira seja uma das 14 que estão credenciadas. São elas: Banco do Brasil, Banrisul , Bradesco, Banco de Brasília, Caixa Econômica, Sicoob , Santander, Itaú, Agibank , Sicredi, Mercantil do Brasil e PicPay /Original, BTG Pactual e Nubank.

Já para ter o máximo de segurança, é preciso ter uma conta Ouro. Para esta opção, é preciso fazer o reconhecimento facial com base nos dados da Justiça Eleitoral ou pelo QR Code da Carteira de Identidade Nacional (CIN).

O post Agora é possível fazer buscas por voz no portal Gov.br apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Steam muda regras envolvendo jogos com IA na plataforma! Veja as novidades

Mãe de um dos filhos de Musk processa xAI por criar deepfakes sensuais via Grok

Threads supera X em quantidade de usuários no celular em meio a polêmicas no Grok