Ainda em “fase de crescimento”, Rivian diz que não espera lucro rápido

Em relatório anual entregue à Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC, em inglês), a startup Rivian afirma não esperar que a operação tenha lucro imediato em seus primeiros anos. De acordo com a companhia, bancada pela Amazon, o momento atual é de uma “fase de crescimento”.

“Incorremos em perdas líquidas desde o nosso início, incluindo perdas de US$ 400 milhões, 1 bilhão e 4,7 bilhões nos exercícios encerrados em 31 de dezembro de 2019, 2020 e 2021”, diz a startup no documento. “Continuaremos a incorrer em perdas operacionais e líquidas no futuro enquanto crescemos, inclusive após nossa geração inicial de receitas com a venda de nossos veículos, com a [picape] R1T em setembro de 2021 e o [SUV] R1S e o [furgão] EDV em dezembro de 2021.”

Como qualquer startup, as chances da Rivian obter lucro nos primeiros anos é mais difícil. O apoio da Amazon, no entanto, permite à nova fabricante correr menos risco de falir do que outras concorrentes. Nesse sentido, o conglomerado de entregas já encomendou 100 mil vans à startup, além de bancar um investimento de US$ 1 bilhão.

“Se algum dia chegarmos ao lucro, isso dependerá de um desenvolvimento bem-sucedido e da introdução comercial e aceitação de nossos veículos de consumo, como o R1T e o R1S, e nossos veículos de frota comercial, como o EDV, e nossos serviços, que podem não ocorrer”, diz o relatório da marca.

Jarlat Maletych/Shutterstock

Redução na meta de produção em 2022

Ainda no início do mês, a Rivian divulgou seus ganhos no quarto trimestre de 2021 e afirmou que vai reduzir sua meta de produção para o ano de 40 para 25 mil unidades. No período, a empresa relatou também uma perda de receita de US$ 54 milhões (R$ 252 milhões).

“Nosso caminho até a liderança dos veículos elétricos não será fácil”, disse a empresa no relatório de ganhos. “No curto prazo, não estamos imunes aos problemas da cadeia de suprimentos que desafiam toda a indústria.”

O peso dos fornecedores na produção da Rivian, nesse sentido, é significativo. No início de março, a companhia havia anunciado, por exemplo, que sua fábrica em Normal (Illinois) teria a capacidade para produzir 50 mil veículos em 2022. Em razão da crise dos semicondutores, no entanto, a expectativa caiu para 25 mil.

Em 2021, a Rivian anunciou um prejuízo líquido de US$ 2,5 bilhões (R$ 12 bilhões), com os custos subindo para US$ 3,7 bi (R$ 17,2 bi) em comparação a US$ 1 bilhão (R$ 4,7 bi) no ano anterior. Ainda no ano passado, a startup produziu 1.015 unidades — a ideia era de 1.200 —, enquanto em 2022, foram fabricadas 1.410 (até o início de março).

Crédito da imagem principal: Rivian/Divulgação

Leia mais:

Rivian adia baterias de longo alcance para sua caminhonete elétrica R1T até 2023Melhor caminhonete de 2021: Rivian R1T ganha primeiro prêmio em publicaçãoNovata Rivian tem pretensões de dominar 10% das vendas de mercado de carros elétricos até 2030

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

O post Ainda em “fase de crescimento”, Rivian diz que não espera lucro rápido apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Outlander Sangue do Meu Sangue será lançada na Netflix? Veja previsão

Uno, Dobble e mais: descubra os jogos mais comprados na Amazon

Steam: jogos para PC com até 90% de desconto