AirTags revelam roubo de doações no México

Uma jornalista usou AirTags da Apple para descobrir o roubo de doações que deveriam ser entregues para a população da Turquia, desabrigada após terremotos devastadores no início de 2023.

O que aconteceu

Em vídeo publicado no YouTube, Pamela Cerdeira disse que as doações que eram coletadas pelo governo do México não saíram do país.Ela explica que decidiu doar dois itens por meio de um centro de doação na Cidade do México: um pacote de arroz e um de papel higiênico. Desconfiada que as doações não chegariam a Turquia, Pamela resolveu esconder duas AirTags (pequenos dispositivos rastreadores da Apple) nos itens.Verificando o aplicativo Find My, a jornalista viu que o pacote de papel higiênico foi parar na Ministério do Governo da Cidade do México e o pacote de arroz no Ministério das Finanças.No fim, ela continuou monitorando os pacotes e descobriu que as doações foram parar em mercados separados, onde os itens foram colocados para revenda.

Leia mais:

O que é e como funciona o AirTag da Apple?Parceria entre Google e Apple quer combater o stalking; entendaComo funcionam os serviços de localização no iPhone?

Cerdeira foi até os locais indicados pelo aplicativo. Usando o recurso Precision Finding (Busca Precisa), conseguiu a localização exata de uma das Air Tags e encontrou o pacote de papel higiênico. Dessa forma, confirmou que o item foi colocado para revenda em um mercado de Tacuba.

O pacote de arroz estava localizado em uma escola onde um deputado mantém um banco alimentar. A jornalista não teve permissão para entrar no prédio que o pacote foi localizado.

Em resposta as descobertas de Cerdeira, o secretário do Governo da Cidade do México, Martí Batres Guadarrama, postou um vídeo afirmando que os alimentos arrecadados em Zocálo, na Cidade do México, são entregues à Secretaria de Defesa Nacional (Sedena).

Respecto al acopio de artículos de primera necesidad para los damnificados de Turquía, lo recaudado se entregó a @SEDENAmx y esta a aquel país. Respecto al reporte de @PamCerdeira daremos vista a Contraloría para que investigue. pic.twitter.com/eZZDZt5Jcl

— Martí Batres (@martibatres) June 7, 2023

O secretário também disse que a Controladoria Geral do Governo da Cidade do México realizará investigações sobre o caso.

Com informações de 9ToMac e Yahoo.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post AirTags revelam roubo de doações no México apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Palpites Ceará x Fortaleza: Análises e Onde Assistir (06/11/2025)

Criminosos de Tremembé vão receber dinheiro pela série? Entenda

Google lança recurso de orientação de faixa para o carro elétrico Polestar 4 nos EUA e na Suécia