Recentemente, a Valve atualizou as diretrizes da Steam e passou a restringir jogos adultos na plataforma. A medida visa alinhar o conteúdo com as regras de processadores de pagamento como Visa, Mastercard e PayPal, o que resultou na remoção de alguns títulos explícitos — e um efeito dominó em seguida. Agora, até a plataforma Itch.io desindexou toda a sua biblioteca de jogos NSFW (conteúdo adulto) de seus mecanismos de busca e navegação.
Certamente, a decisão da Itch.io também foi motivada por pressões de processadores de pagamento. Em comunicado no site oficial, a empresa afirmou estar realizando uma auditoria interna para garantir que os jogos atendam às políticas dos serviços de pagamento. Durante o processo, as páginas afetadas permanecerão ocultas na plataforma.

“Estamos realizando uma auditoria abrangente de conteúdo para garantir que possamos atender aos requisitos dos nossos processadores de pagamento. As páginas permanecerão desindexadas enquanto concluímos nossa análise”, explicou a Itch.io em comunicado.
Debandada de jogos adultos da Steam e Itch.io ocorreu por conta de ativistas
A medida foi impulsionada por uma carta aberta da organização Collective Shout, que pediu aos processadores de pagamento que deixassem de apoiar plataformas com jogos adultos. O jogo No Mercy, criticado por conteúdo considerado ofensivo, contribuiu para intensificar a pressão sobre Steam e Itch.io.
A desenvolvedora do jogo, Zerat Games, defendeu No Mercy em uma carta aberta, escrevendo: “As pessoas criaram vídeos e falaram com grande convicção sobre coisas que não estavam no jogo. Melhor ainda, trabalhe você mesmo em vez de ficar buscando visualizações às cegas”.

A carta concluía com a Zerat Games anunciando a retirada do jogo das plataformas digitais. Isso ocorreu enquanto a Steam estava sendo fortemente pressionada por órgãos da indústria para intervir e remover o título.
- Leia também: The Coffin of Andy and Leyley: Conheça o jogo que influenciou o assassinato de uma família, segundo a polícia
Alguns jogos serão removidos permanentemente da Itch.io
No caso da Itch.io, a empresa reconheceu que não conseguiu avisar previamente os desenvolvedores sobre as mudanças e disse que a ação não foi viável. A empresa ainda prometeu implementar novas regras de conformidade após a auditoria.
Alguns títulos serão removidos permanentemente da plataforma, mas o número exato não foi revelado até o momento. Criadores de conteúdo adulto precisarão confirmar se seus jogos estão em conformidade com as políticas dos processadores de pagamento.

“Assim que essa análise for concluída, implementaremos novas medidas de conformidade. Para páginas NSFW, isso incluirá uma nova etapa em que os criadores devem confirmar se seu conteúdo é permitido pelas políticas dos respectivos processadores de pagamento vinculados à sua conta”, concluiu.
Valve e instituições de pagamento ainda não se pronunciaram sobre o assunto
Em todo o caso, nem a Valve e nem as instituições financeiras de pagamentos se pronunciaram até o momento. Portanto, ainda não ficou claro se o cenário será revertido na Steam — pelo menos por enquanto.
Na Itch.io, aparentemente, a decisão já foi tomada, embora haja uma auditoria interna em andamento atualmente para decidir as novas regras para jogos adultos na plataforma.
- Leia também: Um a cada 5 jogos lançados na Steam este ano usaram IA generativa, segundo levantamento
Qual sua opinião sobre as novas diretrizes sobre jogos adultos nas plataformas? É, de fato, uma “censura” como parte dos jogadores estão tratando? Comente sua opinião nas redes sociais do Voxel!