A OpenAI anunciou a compra da Statsig, startup de testes de produtos, por US$ 1,1 bilhão em ações, em uma das maiores aquisições já realizadas pela criadora do ChatGPT.
O fundador da Statsig, Vijaye Raji, assumirá o cargo de CTO de Aplicativos, reportando-se a Fidji Simo, ex-CEO da Instacart e atual chefe da área de Aplicativos da OpenAI.
Segundo a empresa, a tecnologia da Statsig acelerará o desenvolvimento do ChatGPT, da ferramenta de codificação Codex e de futuros produtos.Todos os funcionários da startup se juntarão à OpenAI, embora a Statsig continue atendendo clientes de forma independente a partir de Seattle.
Leia mais
- Tragédia com adolescente leva OpenAI a criar controles parentais no ChatGPT
- Folha de S.Paulo processa OpenAI; saiba quais são as acusações
- OpenAI prometeu um ChatGPT mais fácil de usar… e não cumpriu
Cargos reestruturados
- A movimentação também trouxe mudanças internas na liderança.
- O diretor de produtos Kevin Weil passará a liderar o novo grupo OpenAI for Science, focado em aplicar IA à descoberta científica, em colaboração com o pesquisador Sébastien Bubeck.
- Já o chefe de engenharia Srinivas Narayanan será o novo CTO de aplicativos B2B, atuando junto ao COO Brad Lightcap para expandir parcerias corporativas.
OpenAI vai ampliando suas capacidades
A aquisição, ainda sujeita à revisão regulatória, reflete a estratégia agressiva da OpenAI em expandir seu ecossistema. Em 2024, a empresa já havia comprado a Rockset (análises de dados) e a IO, de Jony Ive, por quase US$ 6,5 bilhões, reforçando sua entrada no mercado de hardware.
“A jornada com a Statsig tem sido profundamente gratificante, e estou convicto de que continuaremos ajudando equipes a criar softwares melhores a cada dia”, afirmou Raji.
O post Além do ChatGPT: OpenAI faz aquisição bilionária pensando no futuro apareceu primeiro em Olhar Digital.