A LEAG Clean Power GmbH e a Fluence Energy GmbH, subsidiária da Fluence Energy, com sede nos EUA, estão construindo o maior sistema de armazenamento de bateria da Europa, chamado de GigaBattery Jänschwalde 1000.
O projeto tem capacidade de 1 gigawatt (GW) / 4 gigawatt-hora (GWh), podendo proporcionar uma autonomia de quatro horas. Para isso, as empresas estão usando a tecnologia Smartstack da Fluence, uma solução moderna para armazenar energia em larga escala.
Leia mais:
- Vale do Silício: escassez de energia provoca apagão em data centers
- Aneel propõe nova tarifa que pode reduzir conta de luz em até 15%
- Brasil terá primeira usina da América Latina que transforma lixo em energia
Para que servirá a GigaBattery Jänschwalde 1000

Imagem: 106882997/Shutterstock
O sistema vem sendo desenvolvido para auxiliar na estabilização da rede elétrica da Alemanha, além de ser um forte aliado para o armazenamento de energias renováveis, visando aos períodos em que não há sol e vento.
Com isso, o projeto fornecerá serviços fundamentais à rede, colaborará na comercialização de energia e elevará a segurança energética, enquanto a Alemanha reduz gradualmente o uso de combustíveis fósseis na geração de eletricidade.
O governo alemão acredita que a construção do sistema é extremamente importante. Além disso, vale destacar que a Alemanha ainda é um dos locais que têm grande dependência do carvão para a geração de energia.
Plano mais ambicioso para futuras instalações de armazenamento

Segundo destacou o CEO do Grupo LEAG, Adi Roesch, no portal Electrek, a empresa possui um plano ainda mais ambicioso: o projeto “GigawattFactory”, que tem como objetivo integrar parques eólicos e solares a centrais elétricas flexíveis e baterias de grande escala na região da Lusácia, na Alemanha.
“Ao construir instalações de armazenamento em gigaescala, estamos abordando um dos maiores desafios da transição energética: garantir energia constante, independentemente da disponibilidade de energias renováveis”, disse o CEO.
Julian Nebreda, CEO da Fluence, vê o projeto como muito importante para o “futuro energético da Alemanha e da Europa”.
O post Alemanha terá o maior sistema de armazenamento de bateria da Europa apareceu primeiro em Olhar Digital.
