Alerta! Tufão pode atingir usina nuclear na Coreia do Sul

A Coreia do Sul está em alerta. Segundo a Administração Meteorológica do país, o super tufão Hinnamnor, resultado da tempestade mais poderosa da história sul-coreana, poderá causar várias baixas e deve atingir a usina nuclear Kori, ainda nesta terça-feira (6).

Em reunião ocorrida na última segunda-feira (5), o chefe de previsão da Administração Meteorológica da Coreia, Han Sang Un, declarou que “estamos entrando agora em uma fase em que temos que minimizar as baixas”. Ele também destacou a magnitude desse evento: “é um tufão maciço com um raio de 400 quilômetros, que é grande o suficiente para cobrir Seul a Busan. A maioria das regiões da Coreia sofrerá chuvas e ventos intensos”, disse.

Leia mais:

Inundações torrenciais no Paquistão podem ser vistas do espaçoMudanças climáticas tornam eventos extremos mais comunsMudanças gravitacionais podem ser usadas para prever terremotos

De acordo com o EnergyVoice, como medida de segurança, os responsáveis pela usina já reduziram as taxas de execução de três de seus reatores nucleares para menos de 30% de sua capacidade.

Os cidadãos que moram em locais próximos ao possível trajeto do tufão, já foram aconselhados a permanecer dentro de casa. Aqueles que residem em áreas costeiras receberam orientações para evacuar suas residências e ir em busca de abrigos.

Imagem: Trajetória do tufão Hinnamnor, na Coreia do Sul. Créditos: Google Earth/Reprodução

A Coreia do Sul tem uma longa história com eventos climáticos desse tipo. Em 1959, com o tufão Sarah e, em 2003, com o tufão Maemi, o país foi palco de duas tempestades poderosas, as mais poderosas já enfrentadas até hoje.

Porém, Hinnamnor pode quebrar esse recorde. De acordo com o Centro de Alerta de tufões dos EUA, por enquanto, a tempestade de Hinnamnor tem velocidades de vento de 127 milhas por hora (mph) com rajadas em torno de 155 mph, características que o colocam na categoria 5 da escala Saffir-Simpson.

Escala de ventos e furacões Saffir-Simpson

Para compreender melhor a magnitude do tufão, a Newsweek entrevistou o pesquisador sênior associado em furacões, tufões e ciclones tropicais, do Departamento de Espaço & Física Climática da University College London, Dr. Adam Lea. Segundo ele, “super tufões são definidos como um tufão na bacia do Oceano Pacífico NW, com ventos sustentados de 1 minuto de pelo menos 130 kts (150 mph), o que equivale a categoria 4 ou categoria 5 na escala de ventos de furacões de Saffir-Simpson”.

A escala citada pelo pesquisador varia de 1 e 5, em que 1 representa ventos mais fracos, e 5 representa ventos mais fortes. Felizmente, o tufão Hinnamnor enfraqueceu consideravelmente de sua intensidade máxima. Dr. Lea declarou que as construções na Coreia do Sul estão mais resistentes a esse tipo de evento climático e podem aguentar os ventos tranquilamente.

Via: Newsweek

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

O post Alerta! Tufão pode atingir usina nuclear na Coreia do Sul apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

PlayStation cobra IOF em compras com cartão de crédito? Veja como evitar

Meta adquire startup de chips para reforçar IA interna

Falha em rastreadores Tile pode expor localização de milhões de usuários