A Amazon anunciou um novo recurso experimental da sua assistente virtual que pode parecer um tanto quanto bizarro. Segundo a empresa, a Alexa pode imitar a voz de qualquer pessoa, até mesmo parentes falecidos.
O anúncio foi feito pelo vice-presidente sênior da Amazon, Rohit Prasad, durante uma conferência da empresa em Las Vegas, nos Estados Unidos. “O objetivo é fazer as memórias durarem depois que muitos de nós perdemos alguém que amamos durante a pandemia”, disse.
Leia também!
Google fecha parceria com empresa responsável pela WikipediaTwitter anuncia parceria com o Shopify para fomentar vendas na plataformaTwitter: novo recurso permitirá a publicação de textos longos
Durante o anúncio, a empresa mostrou o novo recurso em ação. No exemplo, uma criança pede para a Alexa ler uma história de ninar com a voz da avó já falecida. A assistente virtual passou a fazer a leitura com a voz semelhante à de uma idosa, de maneira menos robótica.
A imitação é feita a partir de uma gravação de áudio de um minuto, o que atualmente pode ser muito fácil de se conseguir, afinal, áudios enviados pelo WhatsApp podem ser muito maiores.
A Amazon não revelou se a nova tecnologia da Alexa será compartilhada com o público. Um dos motivos para isso pode ser os diversos problemas que podem ser causados com esse tipo de imitação de vozes, como pessoas se passando por outras com intenções maldosas.
(Imagem: divulgação/Amazon)
Nas redes sociais o assunto deu muito o que falar. Alguns internautas chegaram a comparar o novo recurso da Alexa com a série Black Mirror, que retrata o lado obscuro da sociedade atual de maneira satírica, principalmente em relação as novas tecnologias.
É possível conferir a demonstração realizada no evento no vídeo abaixo:
Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
O post Alexa pode imitar a voz de parentes falecidos apareceu primeiro em Olhar Digital.