Amazon antecipa demissões ao enviar e-mail por engano, diz agência

Nesta terça-feira (27), uma falha de comunicação interna na Amazon expôs antecipadamente planos de demissões na divisão Amazon Web Services (AWS), segundo a agência Reuters. Funcionários nos Estados Unidos, Canadá e Costa Rica receberam, por engano, mensagens de solidariedade e convites para reuniões sobre desligamentos previstos para esta quarta-feira (28). O incidente ocorre em meio a um plano global da gigante do varejo para eliminar cerca de 30 mil postos de trabalho corporativos.

  • A Reuters já tinha noticiado na sexta-feira que a Amazon pretendia demitir milhares de funcionários corporativos a partir desta semana. 

“Project Dawn”

A mensagem que circulou precocemente foi assinada por Colleen Aubrey, vice-presidente sênior de soluções de IA aplicada da AWS. No texto, batizado internamente de “Project Dawn”, a executiva afirmava que os colaboradores afetados já haviam sido notificados – o que não aconteceu, diz a Reuters.

De acordo com relatos em canais internos do Slack vistos pela agência, o impacto entre os funcionários foi imediato. O convite para a reunião de equipe, enviado logo após o e-mail de Aubrey, foi cancelado em poucos minutos, gerando clima de incerteza nos escritórios da companhia.

Reestruturação e IA

No comunicado, Aubrey justificou os cortes como decisões difíceis: “Mudanças como essa são difíceis para todos. Essas decisões são difíceis e são tomadas de forma cuidadosa, à medida que posicionamos nossa organização e a AWS para o sucesso futuro“.

A movimentação faz parte de um esforço maior da Amazon para reduzir a burocracia e adaptar a operação ao aumento do uso de inteligência artificial.

A meta da companhia é reduzir o quadro corporativo em cerca de 30 mil funcionários, o que representa aproximadamente 10% da força de trabalho de escritório.

“Em outubro, a Amazon demitiu cerca de 14 mil pessoas como parte de um plano mais amplo para reduzir seu quadro de funcionários corporativos em cerca de 30 mil, segundo pessoas familiarizadas com o assunto na época”, lembra a Reuters.

Áreas atingidas pelos cortes

Embora o erro desta terça-feira tenha focado na AWS, as demissões desta semana devem se estender a outros setores vitais da empresa:

  • Varejo;
  • Recursos humanos;
  • Prime Video.

Mudanças no varejo físico

Nesta terça-feira, a Amazon anunciou cortes de empregos em suas divisões de supermercado Fresh e Go Market. A empresa não divulgou o número de funcionários afetados.

Até o momento, a big tech não emitiu um posicionamento oficial sobre o envio equivocado dos e-mails ou sobre o cronograma exato das demissões.

O Olhar Digital procurou a Amazon do Brasil e aguarda um retorno.

O post Amazon antecipa demissões ao enviar e-mail por engano, diz agência apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

5 jogos para jogar com crianças e estimular o aprendizado

BAFTA anuncia indicados com duas nomeações para Agente Secreto! Veja lista

China testa ‘dirigível gigante’ que gera até 100 kW, vídeo viraliza nas redes