Amazon consegue primeira vitória sobre a Starlink

A Amazon anunciou resultados promissores de sua iniciativa de internet via satélite, o Project Kuiper, alcançando velocidades recordes de 1.289 Mbps em testes internos. O desempenho coloca a empresa à frente da Starlink, serviço da SpaceX liderado por Elon Musk, na corrida pela oferta de banda larga de alta velocidade a partir da órbita terrestre baixa (LEO, na sigla em inglês).

Com o Project Kuiper, a Amazon pode rivalizar com a Starlink, da SpaceX, no mercado da internet via satélite (Imagem: Amazon)

Os primeiros experimentos foram realizados com o terminal empresarial do Kuiper, que suporta velocidades de até 1 Gbps. Em vídeo publicado no LinkedIn, o vice-presidente de tecnologia do Project Kuiper, Rajeev Badyal, mostrou o teste de velocidade da Ookla, no qual a conexão atingiu 1.289 Mbps de download. Segundo ele, trata-se da “primeira antena comercial de matriz em fase que oferece mais de 1 Gbps a partir da órbita baixa”.

O executivo destacou ainda que, em breve, serão divulgados testes de upload. Já a antena padrão do Kuiper, voltada para clientes domésticos, deve oferecer velocidades de até 400 Mbps, patamar similar ao da Starlink atualmente.

O Project Kuiper começou a ser desenvolvido em 2018 e obteve permissão da Comissão Federal de Comunicações (FCC) em 2020 para operar a rede. A Amazon lançou seus dois primeiros protótipos em 2023 e iniciou a implantação da constelação em 2025. Atualmente, a empresa já conta com 102 satélites em órbita a 630 km de altitude e prevê o lançamento de mais 27 unidades ainda neste mês.

Ao todo, a Amazon pretende colocar em órbita 3.232 satélites, com a meta de completar metade da constelação até o próximo ano. O objetivo é iniciar o serviço comercial de banda larga até o fim de 2025, oferecendo acesso à internet rápida e acessível em regiões onde a fibra óptica não chega.

Ao todo, a Amazon pretende colocar em órbita 3.232 satélites (Imagem: Divulgação/Amazon)

Leia mais:

Starlink ainda domina, mas sente a pressão

  • Apesar do avanço da Amazon, a Starlink mantém vantagem no mercado;
  • Atualmente, a rede da SpaceX conta com mais de oito mil satélites ativos e uma base de seis milhões de assinantes globais, oferecendo velocidades de “centenas de megabits por segundo”;
  • A empresa de Elon Musk planeja lançar serviços de 1 Gbps em áreas selecionadas no próximo ano, mas com preços premium;
  • Especialistas ressaltam que os resultados da Amazon ainda refletem um cenário controlado, já que o serviço não está em operação comercial. Quando milhares de usuários estiverem conectados simultaneamente, é possível que a velocidade real seja menor devido ao congestionamento da rede;
  • Além disso, os testes foram realizados com o terminal empresarial, mais robusto que os dispositivos residenciais;
  • Os preços e condições de assinatura do Kuiper ainda não foram divulgados.

Competição pela conectividade global

A entrada da Amazon no mercado deve intensificar a competição por soluções de conectividade em áreas remotas. Como destacou Panos Panay, vice-presidente sênior de dispositivos e serviços da empresa, os resultados demonstram o potencial do Kuiper e abrem caminho para uma disputa mais acirrada com a Starlink.

Com o avanço dos lançamentos, consumidores em regiões desatendidas poderão ter mais opções de internet rápida nos próximos anos, ampliando o alcance da conectividade global.

Starlink planeja lançar serviços de 1 Gbps em áreas selecionadas no próximo ano, mas com preços premium (Imagem: Hadrian/Shutterstock)

O post Amazon consegue primeira vitória sobre a Starlink apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Nissan usa EVs para carregar data centers do Vale do Silício

Dieta do tipo sanguíneo ou Wegovy para emagrecimento? Veja o que diz a medicina

Senador acusa Microsoft de negligência em falha de segurança cibernética