Amazon intensifica uso de IA generativa em suas finanças

A Amazon está expandindo o uso de inteligência artificial generativa (IA) para além da automação de rotinas de back-office, aplicando a tecnologia em funções financeiras mais complexas. As informações são do Wall Street Journal.

A companhia utiliza IA para lidar com regulamentações tributárias, analisar mudanças de receita e avaliar o impacto financeiro de novos produtos.

Segundo o CFO Brian Olsavsky, “a IA generativa está transformando nossa área financeira na Amazon, tornando processos mais rápidos e ajudando nossas equipes a focar em decisões estratégicas”.

Chatbots de IA entram no coração financeiro da Amazon (Imagem: PJ McDonnell/Shutterstock)

Eficiência em tributos e receita

  • A equipe financeira da Amazon usa IA para interpretar regras do IRS, analisar preços de transferência e processar grandes volumes de dados de benchmarking — mais de 600.000 empresas — reduzindo pela metade o tempo dessas análises.
  • Chatbots internos permitem que executivos consultem painéis de receita em linguagem natural, perguntando, por exemplo, por que as vendas cresceram ou caíram em determinado período.
  • Essas ferramentas passaram por grande evolução: se há um ano os resumos precisavam ser revisados três vezes devido a erros de alucinação, hoje a checagem é feita apenas duas vezes.
  • Parte do trabalho é automatizado, mas sempre com supervisão humana.

Leia mais:

Ferramentas de IA já reduzem pela metade o tempo de análises complexas e ajudam executivos da Amazon a tomar decisões estratégicas (Imagem: Jonathan Weiss/Shutterstock)

IA na criação de produtos

Os agentes de IA também auxiliam na elaboração dos PR/FAQ — documentos que apresentam a proposta de novos produtos — reduzindo semanas de trabalho para poucos dias.

Essa agilidade pode acelerar o ciclo de inovação, aproximando a empresa de um cenário em que “uma ideia vira produto muito rapidamente”, afirmou John Felton, CFO da AWS.

A Amazon vê a IA como ferramenta para aumentar a produtividade, embora não descarte impactos na força de trabalho no futuro.

Pesquisas apontam que 18% dos CFOs já cortaram postos financeiros após implementar IA, principalmente em contabilidade. Para especialistas, a função de finanças tende a se tornar mais estratégica e analítica, exigindo novas habilidades dos profissionais.

Uso crescente de inteligência artificial na Amazon promete mais eficiência, relatórios rápidos e até criação acelerada de produtos – Imagem: Jim Parkin/Shutterstock

O post Amazon intensifica uso de IA generativa em suas finanças apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

WhatsApp testa recurso para mencionar todos os participantes de um grupo

AliExpress traz eletrônicos com até 70% OFF e cupons na Semana do Cliente

O Verão Que Mudou Minha Vida vai ganhar filme no Prime Video após final da 3ª temporada