O estado de São Paulo foi o que mais recebeu investimentos da Amazon ao longo da última década. A big tech injetou R$ 47 bilhões no estado. Para você ter ideia, o total investido no país pela Amazon no período em questão foi R$ 55 bilhões.
Depois de São Paulo, aparecem os seguintes estados: Pernambuco (R$ 2,1 bilhões), Rio de Janeiro (R$ 1,7 bilhão) e Minas Gerais (R$ 1,4 bilhão). Os recursos foram direcionados principalmente para infraestrutura, logística, tecnologia e capital humano.
População e avanço do e-commerce estão entre características do Brasil que atraíram investimentos da Amazon
Entre os fatores que atraem investimentos para o Brasil, estão o tamanho do mercado interno (com mais de 200 milhões de habitantes) e o avanço do comércio eletrônico. É o que disse a presidente da Amazon Brasil, Juliana Sztrajtman, em entrevista à Folha de S. Paulo.

A Amazon Web Services (AWS), braço de computação em nuvem da Amazon, também tem expandido seus investimentos no Brasil. O diretor-geral da AWS, Cleber Morais, disse ao jornal que o país se destaca como referência tecnológica, especialmente por inovações como o sistema de pagamentos Pix.
Além disso, a Amazon dobrou o número de postos de trabalho (diretos e indiretos) desde que chegou ao Brasil. O total saltou de 18 mil para 36 mil. Além disso, aumentou as vendas do varejo no e-commerce brasileiro. Em 2019, tinha 4%. Agora, sua fatia fica entre 15% e 20%.
O tarifaço anunciado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, não deve afetar a estratégia da Amazon para o Brasil. As tarifas começam a valer em 6 de agosto. Mas o foco da Amazon no país é vender para quem mora nele.
No entanto, a big tech tem fornecedores que exportam do Brasil para outros países. Esses podem ser afetados pelo tarifaço de Trump. Por isso, haveria uma nova forma de operar a partir de agora, segundo Juliana.
Investimentos em IA
Em 2025, a Amazon pretende investir cerca de US$ 100 bilhões (aproximadamente R$ 550 bilhões) no desenvolvimento de soluções baseadas em inteligência artificial (IA) em nível global. A tecnologia é considerada central para a operação da empresa.

Juliana lembra que o uso de IA pela Amazon começou nos anos 2000, com os sistemas de recomendação de produtos. Atualmente, a tecnologia está integrada em quase toda a experiência do cliente, desde a navegação até o pós-venda.
- No Brasil, aproximadamente 75% das entregas já utilizam IA para otimizar rotas, considerando fatores como agilidade e segurança.
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Outro impacto relevante foi observado na experiência de compra online. Com IA, a Amazon conseguiu atualizar 1,5 milhão de páginas do site em menos de um ano — um trabalho que levaria cinco anos se feito manualmente.
No setor de entretenimento, o Prime Video usa IA para recomendar conteúdos aos usuários. E apoia seu uso em etapas da produção dos títulos exclusivos do catálogo. É o que disse Louise Faleiros, country manager do Prime Video Brasil, ao jornal.
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