Amazon pode romper parceria histórica com os correios dos EUA após impasse

A Amazon pode estar perto de romper uma das relações comerciais mais antigas de sua história. Após mais de 30 anos de parceria, a empresa estaria avaliando abandonar o acordo de entregas com o United States Postal Service (USPS) caso as negociações atuais não avancem. As informações foram divulgadas pelo The Washington Post, que cita fontes anônimas familiarizadas com o processo.

Segundo o jornal, as conversas entre a Amazon e o atual diretor-geral dos “Correios” norte-americanos, David Steiner, estariam travadas. Enquanto a Amazon buscava renovar o contrato vigente — com término previsto para 1º de outubro de 2026 —, o USPS teria decidido abrir concorrências para distribuição de entregas na etapa “last-mile”.

Em nota enviada ao The Verge, o porta-voz da Amazon, Steve Kelly, afirmou que a companhia continua tentando encontrar formas de ampliar a parceria e espera uma resposta do USPS “em breve”.

As conversas entre a Amazon e o atual diretor-geral dos “Correios” norte-americanos, David Steiner, estariam travadas (Imagem: Thrive Studios ID / Shutterstock)

Impasse coloca futuro da parceria em risco

Apesar de não ser a opção desejada pela empresa, a possibilidade de cortar laços com o USPS passou a ser considerada após quase um ano de negociações sem avanço. Kelly explicou que a Amazon foi “surpreendida” pela intenção do USPS de realizar um leilão para os contratos de última milha, o que adicionou incertezas à operação logística da companhia.

A Amazon destaca que o USPS foi seu “primeiro e mais antigo parceiro comercial” e que apenas em 2025 representou US$ 6 bilhões da receita do serviço postal — cerca de 7,5% do total.

Crescimento da rede própria de entregas da Amazon

Caso o acordo realmente chegue ao fim, a Amazon deve expandir seu próprio sistema logístico, que já rivaliza com o do USPS em volume. Dados da Pitney Bowes mostram que:

  • Em 2024, a Amazon entregou 6,3 bilhões de pacotes;
  • No mesmo ano, o USPS registrou 6,9 bilhões;
  • Até 2028, a estimativa é de que a Amazon ultrapasse o USPS, atingindo 8,4 bilhões de pacotes enviados — contra 8,3 bilhões do serviço postal.
Se o acordo chegar ao fim, a gigante da tecnologia deve expandir seu próprio sistema logístico (Imagem: Jim Parkin/Shutterstock)

Kelly reforçou que a empresa ainda busca manter a parceria, mas está avaliando “todas as opções” para garantir a continuidade das entregas aos clientes caso a ruptura se confirme.

Leia mais:

O post Amazon pode romper parceria histórica com os correios dos EUA após impasse apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Quais são os principais clãs de Jujutsu Kaisen? Conheça

Como teste de foguete aproxima Brasil de ter seu próprio lançador de satélites

Carros mais vendidos no Brasil: o que mudou no ranking de janeiro de 2026