Amazon vai traduzir livros do Kindle para mais idiomas com inteligência artificial

A Amazon apresentou nesta quinta-feira (6) uma nova ferramenta que estará disponível para autores que publicam livros digitais via Kindle Direct Publishing (KDP). O recurso é um tradutor que utiliza recursos de inteligência artificial (IA).

Chamada de Kindle Translate, a novidade é capaz de converter uma obra inteira de uma língua para a outra. Dessa forma, escritores de várias partes do mundo conseguem lançar as obras em múltiplos idiomas e ter acesso a mais leitores.

De acordo com a companhia, a função foi adicionada depois que ela constatou que apenas menos de 5% dos livros digitais auto publicados na plataforma estão em múltiplos idiomas.

Como funciona o Kindle Translate?

Todas as etapas do serviço são gerenciadas dentro do portal do KDP, acessível para quem se cadastra como publicador no site. Por lá, cada autor consegue fazer a solicitação da tradução e aprovar a publicação “em questão de poucos dias“.

A Amazon garante que todas as traduções “são automaticamente avaliadas em precisão antes da publicação“. Os usuários saberão dentro do catálogo da loja quais são os títulos disponíveis em mais de um idioma e também as novas obras adicionadas com essa novidade.

  • Por enquanto, o Kindle Translate está em fase experimental Beta e só é acessado por “uma quantidade limitada de autores” do KDP;
  • Na versão atual, a conversão de idiomas só funciona entre inglês e espanhol e na tradução do alemão para o inglês;
  • A ferramenta não tem custo para os autores, ao menos por enquanto, e nos idiomas do atual teste — a Amazon não revelou se vai ou não cobrar pelo serviço;
  • Os livros traduzidos podem ter um preço especial por região e há a possibilidade de revisão antes da publicação por parte do autor;
  • As obras podem ser adicionadas em listas especiais e serviços por assinatura, como o KDP Select e o Kindle Unlimited, além de integrarem o catálogo da loja tradicional.

Recentemente, a Amazon anunciou a demissão de 14 mil funcionários para aumentar os investimentos da empresa em IA. A tradução automatizada já está em fase de implementação também do Audible, o serviço de audiolivros da companhia.

A empresa também anunciou uma parceria com a fintech Nubank para oferecer parcelamento maior na compra de determinados produtos. Saiba mais sobre o tema aqui!

Related posts

Brasil é ‘extremamente relevante’ para a OpenAI, afirma Sam Altman

Bazaar: Amazon lança app para produtos ‘baratinhos’

Michael: Veja trailer, data e tudo sobre filme de Michael Jackson