Amazon vence processo trabalhista nos EUA

A Corte de Apelações do estado de Nova York deu parecer favorável à Amazon nesta terça-feira (10) em um processo que acusava a companhia de não proteger seus funcionários contra a Covid-19 na pandemia.

A ação, movida pela procuradora-geral do estado, Letitia James, também alega que a empresa violou a legislação trabalhista estadual ao promover retaliação contra os trabalhadores que protestaram contra as condições inseguras.

Leia mais:

Após eleição sindical, Amazon tenta anular votação em armazém nos EUAAmazon alivia regras contra a Covid-19 e restringe licença médica para cinco diasAmazon tem primeiro prejuízo trimestral desde 2015

Discussão na justiça começou no ano passado

James processou a Amazon em fevereiro de 2021 por suposta falha em fornecer equipamento de proteção adequado de saúde e segurança aos funcionários que atuam no centro de distribuição JFK8 e DBK1, ambos na cidade de Nova York.

A ação alega que a empresa violou a legislação trabalhista estadual. Imagem: Frederic Legrand – COMEO/Shutterstock

Um juiz estadual chegou a rejeitar o pedido da Amazon de encerrar o caso em outubro. A decisão, segundo o magistrado, pode abrir precedente para um “risco substancial de interferência” do judiciário no Conselho Nacional de Relações Trabalhistas do país.

Via: Reuters

Amazon demitiu gerentes que lideraram movimento sindical nos EUA

A Amazon também decidiu demitir recentemente pelo menos seis gerentes do armazém de Staten Island, o JFK8, que estavam liderando o movimento sindical na unidade. A informação foi divulgada pelo The New York Times.

Os ex-colaboradores estavam à frente do Sindicato dos Trabalhadores da Amazon, o primeiro formado na história da gigante do varejo. A ideia da iniciativa é lutar por melhores condições de trabalho, principalmente em relação ao cumprimento de protocolos de saúde e segurança, além de reajustes salariais. 

Os líderes sindicais também tinham na pauta de negociação reivindicações para cobrar o pagamento de horas extras. Nas cartas de demissão, os gerentes foram informados de que a medida era parte de uma “mudança organizacional”. 

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!  

O post Amazon vence processo trabalhista nos EUA apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Streaming está cada vez mais próximo de bater TV aberta em audiência, mostra pesquisa

Ofertas Philco na Shopee: moedor de café, air fryer, fone e mais com até 57% OFF

Redmi Note 15 Pro é lançado no Brasil mais barato e com 6.580 mAh de bateria