Com o mercado de e-commerce aquecido, a Amazon vem realizando seu movimento mais agressivo no Brasil. Em um comunicado recente, a gigante anunciou que irá zerar as taxas de armazenamento e envio do Fulfillment by Amazon até 03 de dezembro, em uma ação para bater de frente com o Mercado Livre e a Shopee.
Esse tipo de iniciativa da Amazon mostra que a empresa quer contornar um dos seus principais problemas na operação brasileira com o número mais reduzido de vendedores e estoque. A estratégia cria um incentivo maior para a comercialização no marketplace e pode ser uma boa notícia também para os consumidores.
Um relatório do Itaú BBA também entende que a ação faz parte de um plano maior, e a empresa pode investir cerca de US$ 25 bilhões (R$ 134 bilhões em conversão direta) nos próximos cinco anos. “O anúncio de ontem foi desenhado exatamente com esse propósito: criar um poderoso incentivo para que os vendedores aloquem seus estoques nos centros de distribuição da Amazon”, explica o banco.
O BTG Pactual faz uma análise parecida dessa estratégia, indica que a intenção da companhia visa “aumentar a sua base de vendedores, densidade logística e construir lealdade entre pequenas e médias empresas”.
Como funciona o Fulfillment by Amazon?
A modalidade de Fulfillment by Amazon, também chamada de FBA, é um serviço logístico que permite a vendedores terceirizarem parte segmentos como o armazenamento de mercadorias, empacotamento e até mesmo o atendimento ao cliente. No entanto, esse serviço tem custos mais elevados de armazenamento mensal, comissões sobre vendas e certas taxas adicionais.
- Essa iniciativa da Amazon vai até dezembro, mas pode ser prorrogada até janeiro;
- A exigência é que os lojistas invistam pelo menos 3% das em anúncios, mantenham 80% do sortimento no FBA e amplie o volume de itens em 5% até novembro;
- Isentar as taxas para os vendedores no fim de ano pode ser uma sacada interessante, considerando datas como Black Friday e festas de fim de ano.
Com essa movimentação, as ações do Mercado Livre caíram 4% na bolsa. Além do e-commerce sul-americano, a Shopee também deve ser fortemente impactada com a ofensiva da Amazon, adicionando um tempero de competitividade no segmento brasileiro.
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