Durante a última reunião financeira da AMD a respeito do segundo trimestre de 2025, a companhia confirmou que desenvolverá o chip do próximo Xbox. Apesar da confirmação, o relatório da empresa não revelou nenhum detalhe adicional, mas dá dicas que o time vermelho continua poderoso no segmento dos consoles.
Em uma parte da apresentação da AMD, é revelado que a fabricante fechou um novo acordo de vários anos com a Microsoft para “equipar a próxima geração de dispositivos Xbox, incluindo videogames, PCs e consoles portáteis”. O anúncio já era algo esperado, dada a proximidade da AMD com a Microsoft e o fato dos últimos Xbox também terem chips da empresa.
O exemplo mais recente a confirmar essa movimentação foi com o anúncio do ROG Ally Xbox, que acompanha o chip AMD Ryzen Z2. A AMD é líder na fabricação de APUs, ou seja, processadores com gráficos integrados potentes, e isso deve continuar nos próximos anos, quando o futuro console for lançado.
Como será o chip do próximo Xbox?
Segundo informações veiculadas pelo informante Moore ‘s Law is Dead nos últimos dias, a AMD trabalha em uma APU com codinome “Magnus”. Esse chip poderia ser utilizado tanto no próximo Xbox quanto no PlayStation 6, e já estaria na nova geração Zen 6 com mais poder de fogo.
- O chip teria um esquema a diferenciado de 11 núcleos híbridos, sendo três cores Zen 6 padrão e mais oito cores Zen 6c;
- A fabricação do vindouro silício deve ser realizada pela TSMC em um processo de litografia de 3 nanômetros;
- Na parte da iGPU, o sistema abriga uma largura de banda alta de 384-bit para memória de vídeo mais rápida;
- O informante Keple_L2 acha pouco provável o chip ser projetado para o PS6, pois a Sony gosta de usar codinomes baseados nas obras de Shakespeare.
Seja como for, o PS6 e o próximo Xbox só devem aparecer após 2027, então há um longo tempo de esperar até experimentar a potência do Magnus.
- Saiba mais: Focada em custo-benefício, Radeon RX 9060 de 8 GB é a nova aposta da AMD para jogar em 1080p
Para mais informações, fique ligado no site do TecMundo e não perca nenhuma novidade sobre os próximos consoles da Sony e Microsoft.