Home Variedade Andar na chuva é melhor que correr? Os Caçadores de Mitos estavam errados

Andar na chuva é melhor que correr? Os Caçadores de Mitos estavam errados

by Fesouza
5 minutes read

Produzida entre 2003 e 2016 pelo Discovery Channel, a série Caçadores de Mitos (MythBusters) se tornou mundialmente famosa por desmistificar várias lendas urbanas e mitos. Ao mesmo tempo, alguns dos episódios da série contribuíram para ir contra os objetivos da produção, estabelecendo entre o público certas crenças que nem sempre se baseiam na verdade.

Um dos mais famosos entre eles aconteceu logo na primeira temporada: no quarto episódio, os caçadores de mitos tentaram desvendar se vale a pena correr quando começa a chover, para não se molhar tanto. Embora seja divertido de acompanhar até os dias atuais, o segmento traz conclusões que os próprios participantes da série já admitiram que estavam um tanto precipitadas.

No Brasil, o episódio é visto como verdade até hoje por muitas pessoas. Um dos motivos para isso foi a exibição do teste da chuva na programação do Fantástico, da rede Globo, em 2006, época em que a TV aberta dominava em audiência. Porém, com o passar do tempo, as conclusões dos Caçadores de Mitos acabaram mudando.  

Qual foi a conclusão original dos Caçadores de Mitos?

Segundo o episódio transmitido em 2003, a crença de que vale a pena correr para evitar se molhar com a chuva era furada. Os testes dos Caçadores de Mitos relevaram que era melhor caminhar, o que acabava fazendo com que um macacão absorvesse uma quantidade menor de água.

  • No experimento, o programa testou a hipótese dentro de um galpão com uma “chuva de mentira”;
  • O experimento foi realizado duas vezes caminhando, e duas correndo — uma sob uma chuva sem vento, e outra na qual havia uma rajada de vento forte;
  • Para decidir o que molhava mais, os Caçadores de Mitos mediram o peso da água acumulada nas roupas usadas por seus membros.

No episódio que marcou uma geração, a série chega à conclusão de que correr na chuva deixa as pessoas mais molhadas do que ao andar — e o vento também contribui para isso. A diferença total é de somente algumas gramas de chuva, mas ela se mostrava consistente nos testes divulgados na época.

O experimento foi repetido diversas vezes pela série, sempre com resultados diferentes, segundo o apresentador Adam Savage.

Enquanto o capítulo parece bem embasado e apresenta testes em um ambiente controlado, os próprios Caçadores de Mitos não ficaram satisfeitos com eles. Tanto é que o experimento foi repetido diversas vezes pela série, sempre com resultados diferentes, segundo o apresentador Adam Savage, o que não impediu o “mito” da primeira temporada de ser encarado como uma verdade indiscutível.

Afinal, é melhor correr ou andar na chuva? Depende

Em uma entrevista ao site Science.org, o especialista em efeitos especiais Adam Savage, apresentador do programa, explicou que vários dos experimentos de Caçadores de Mitos tiveram que ser repetidos várias vezes. Isso porque, ao contrário do que o show podia convencer o público, muitos deles traziam resultados inconsistentes e que deixavam a equipe de produção incerta.

Esse é o caso dos testes da chuva. Segundo ele, vários fatores, além de se uma pessoa está andando ou correndo, vão influenciar no quanto ela fica molhada. “Tudo depende da direção do vento, da velocidade que você está correndo e do tempo que passa na chuva, porque é claro que, depois de certo período de tempo, você vai se molhar igualmente”.

“Mas a diferença fundamental é na ordem de gramas de água”, explicou Savage, que comparou a distinção à quantidade de água presente em uma colher de chá. Ele também explicou que os testes do programa nunca tinham a intenção de provar uma tese específica.

cacadores-de-mitos-chuva-correr-ou-andar.jpg
A diferença no experimento original era de apenas algumas gramas de água, o que fez com que o próprio apresentador contestasse o resultado com o tempo.

E sobre a grande dúvida de se é melhor correr ou andar na chuva, o especialista tem uma solução. No fim das contas, entre correr e andar na chuva, é muito mais uma questão de decidir se vale a pena fazer o esforço extra do que de se molhar um pouco menos.

Caçadores de Mitos foi cancelado em 2016 e, atualmente, não está disponível para assistir no streaming. Por outro lado, o Discovery liberou diversos cortes do programa em um canal oficial no YouTube, o que permite conferir alguns dos trechos do icônico programa.

E aí, você assistia ao programa Caçadores de Mitos? Comente nas redes sociais do Minha Série! Estamos no Threads, Instagram, TikTok e até mesmo no WhatsApp. Venha acompanhar filmes e séries com a gente!

You may also like

Leave a Comment