As ferramentas de defesa contra fraudes incorporadas ao Android têm permitido bloquear mais de 10 bilhões de chamadas e mensagens maliciosas por mês, protegendo usuários em todo o mundo. A informação está em um relatório de cibersegurança divulgado pelo Google na quinta-feira (30).
Conforme a gigante das buscas, os recursos de segurança aprimorados por inteligência artificial também bloquearam mais de 100 milhões de números suspeitos somente em setembro. A ação impediu que eles usassem o padrão Rich Communication Services (RCS) de mensagens, evitando possíveis golpes antes do envio via SMS.
Principais tipos de golpes e como são combatidos
Mensagens divulgando supostas vagas de emprego representam o golpe mais prevalente no Android, globalmente, segundo a big tech. Também estão em alta as fraudes com falsas cobranças, esquemas de investimento, entregas de compras online, falsificação de documentos, romance e suporte técnico.
- No Brasil, as mensagens fraudulentas envolvem, principalmente, temas como ofertas de prêmios e presentes que não existem, criptomoedas e investimentos e falsificação de identidade financeira;
- O Google diz, ainda, que os golpistas têm usado cada vez mais mensagens com formato de chat em grupo, incluindo participações de comparsas para tentar validar a conversa;
- Grande parte delas induzem um falso senso de urgência, para fazer com que a vítima aja rapidamente, clicando em links maliciosos e realizando outras solicitações;
- Alguns golpes incluem dados pessoais disponíveis publicamente ou obtidos por meio de vazamentos, aumentando a eficácia.
Entre as ações mais recentes para combater fraudes, o Android passou a usar IA para filtrar automaticamente os spams conhecidos, movendo-os para a pasta de spams e bloqueados no Google Mensagens. No início de outubro, a plataforma ganhou novas proteções, como os links mais seguros.
Com esse recurso, o app impede que o usuário acesse um site fraudulento ao clicar em links maliciosos se suspeitar que a mensagem é spam, alertando-o. O serviço também recebeu uma ferramenta capaz de identificar contatos confiáveis, protegendo a conta de imitadores.
Android ou iOS: qual é o mais seguro?
Os usuários do Android recebem uma menor quantidade de mensagens de texto fraudulentas e se sentem mais confiantes em relação à segurança do sistema do que quem utiliza o iOS, como aponta o relatório. Os dados fazem parte de uma pesquisa com 5 mil pessoas nos Estados Unidos, Brasil e Índia.
Segundo o estudo, 58% dos usuários do Android tinham mais chances do que os de iOS de afirmar que não receberam SMS falso na semana anterior ao levantamento. A probabilidade era ainda maior entre os proprietários de celulares Pixel, chegando a 96%.
A companhia de Mountain View também cita uma avaliação da Counterpoint Research indicando que os smartphones com o seu sistema operacional oferecem proteções abrangentes baseadas em IA para nove categorias, incluindo emails, navegação e detecção de comportamento. Já o software da Apple cobre apenas duas áreas principais.
Gostou do conteúdo? Continue acompanhando o TecMundo e compartilhe as notícias nas redes sociais.