Animais de diferentes espécies podem conversar entre si?

Os animais se comunicam entre si, seja com cumprimentos, grunhidos e toques. O fato é que criaturas de uma mesma espécie conseguem “conversar”, mas será que eles entendem o que outras espécies estão “falando”?

A linguagem animal, apesar de aparecer simples, pode ser extremamente complexa. Segundo o Live Science, algumas colônias de ratos-toupeira pelados, por exemplo, até têm seus próprios “sotaques”.

Mas eles não param por ai, há exemplos de animais que estão aprendendo a entender e até a falar vocalizações de espécies diferentes da sua.

Usamos o termo “linguagem” para se referir à comunicação dos animais, mas na realidade, o termo só se aplica a humanos. “A linguagem é um tipo de sistema de comunicação específico da espécie para os humanos”, disse Simon W. Townsend, professor de antropologia evolucionária na Universidade de Zurique, à Live Science

O drongo de cauda bifurcada, uma ave africana que imita outras espécies para seu próprio benefício.(Crédito da imagem: PACO COMO via Shutterstock)

Animais de diferentes espécies conversam?

É aí que entra uma pesquisa da Universidade de Illinois Urbana-Champain, que analisou diferentes espécies de pássaros que emitem sons próximos umas das outras.

“Nós essencialmente procuramos por não aleatoriedade, procuramos por padrões nas vocalizações”, disse Benjamin Van Doren, primeiro autor do estudo. “É lógico imaginar se há conexões sociais entre espécies”, completou. “Acho que essas chamadas podem conter mais informações do que entendemos atualmente.”

O pássaro que chamou mais a atenção da equipe foi o drongo de cauda bifurcada (Dicrurus adsimilis). Essa espécie costuma seguir outros animais para roubar comida. A pesquisa descobriu que os drongos usam os próprios chamados de alarme dos suricatos para assustá-los em seus buracos, permitindo que os pássaros invadam e peguem comida.

Claro que, eventualmente, os suricatos percebem que estão sendo enganados. Mas é aí que a habilidade principal desse pássaro entre em ação. Os drongos de cauda bifurcada não só reconhecem os chamados de alerta dos outros animais ao redor deles, mas também aprendem a replicar esses chamados para sua própria vantagem.

Leia mais:

Quando os pássaros percebem que seu próprio chamado de alarme não está mais funcionando, eles começam a imitar os chamados de alarme de outros pássaros — ou até mesmo a replicar o chamado de alarme dos próprios suricatos. Essa troca de sons mantém os suricatos confusos e facilitam a ação.

“Eles sabem imitar as espécies que estão seguindo”, disse Flower. “Ao fazer isso, eles podem manter sua rede de enganos.” Ou seja, eles não apenas imitam outra espécie, mas sabem exatamente o tipo de som que estão emitindo e seu significados. “Isso mostra que os animais podem ser aprendizes abertos”, disse Flower.

Os pesquisadores ainda não sabem como esse processo acontece, mas imaginam que o aprendizado desses pássaros possa ser parecido com o dos humanos. Quando crianças, repetimos sons que não sabemos o significado, até começarmos a entender, o mesmo pode acontecer com os drongos.

O post Animais de diferentes espécies podem conversar entre si? apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

SAG Awards 2025: confira a lista completa de vencedores

Os Simpsons: veja quais previsões a animação fez para 2025

Monster Hunter Wilds, Yu-Gi-Oh e mais! Veja os lançamentos de games da semana