ANS suspende venda de 70 planos de saúde 

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) suspendeu a comercialização de 70 planos de saúde devido a reclamações relacionadas à cobertura assistencial. A punição tem como base os resultados do Monitoramento da Garantia de Atendimento do segundo trimestre de 2022. 

Segundo informações da Agência Brasil, a suspensão começa a valer a partir do dia 30 de setembro e só será revertida se as operadoras apresentarem melhora no resultado do monitoramento do próximo trimestre. Segundo a agência, os planos somam 1,6 milhão de usuários, que permanecem cobertos apesar do bloqueio – o plano não poderá ser vendido, mas o uso segue normalmente. 

Imagem: shutterstock/Monster Ztudio

No site da agência é possível consultar a lista dos planos com comercialização suspensa, assim como a lista dos 40 que tiveram sua comercialização liberada por terem apresentado uma melhora de desempenho após um período de suspensão. 

A ANS considerou 37.936 reclamações realizadas no período de 1º de abril a 30 de junho. As queixas se referem ao descumprimento dos prazos máximos para realização de consultas, exames e cirurgias ou negativa de cobertura assistencial. 

Leia mais!

Cientistas encontram vírus semelhante ao da Covid-19 em morcegosCovid-19: Levantamento indica que 89% das mortes no Brasil são de pessoas sem terceira doseMedicamentos de cannabis: Anvisa esclarece que produtos não serão vendidos por delivery

Rol de procedimentos da ANS

Recentemente, o presidente Jair Bolsonaro sancionou o projeto de lei que acaba com a limitação de procedimentos cobertos pelos planos de saúde, o chamado rol taxativo da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). A sanção volta o rol para o exemplificativo, cobrindo todos os tratamentos indicados e necessários independentemente de estarem listados. 

Conforme o texto, há no entanto algumas exigências, são elas; tenha eficácia comprovada cientificamente; seja recomendado pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias (Conitec) no Sistema Único de Saúde (SUS); seja recomendado por pelo menos um órgão de avaliação de tecnologias em saúde com renome internacional. Neste último caso, o tratamento precisa ter sido autorizado para cidadãos do país no qual o órgão de renome tenha sede, quando for o caso. Entenda mais sobre o PL e o debate sobre o rol de procedimentos da ANS aqui. 

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post ANS suspende venda de 70 planos de saúde  apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Consumo diário de ultraprocessados acende alerta para câncer de intestino

Idoso precisa pagar IPVA? Veja quem é isento do imposto

É verdade que sexo semanal reduz risco de depressão?