Anthem, um dos maiores fracassos da EA, tem data oficial para encerrar servidores

A Electronic Arts confirmou nesta quinta-feira (3) que Anthem, um dos jogos mais polêmicos e problemáticos de sua história recente, terá seus servidores oficialmente desligados no dia 12 de janeiro de 2026. Com isso, o título deixará de ser jogável, já que depende integralmente de conexão online para funcionar.

O anúncio marca o fim de uma trajetória turbulenta para o RPG multiplayer da BioWare, lançado em 2019 com grandes promessas, mas que acabou se tornando um dos maiores fracassos da EA. A boa notícia é que os jogadores que curtiram o game ainda possuem um tempinho para se despedir de vez.

  • Anthem estará disponível até 12 de janeiro de 2026, quando o servidor será fechado;
  • A moeda do jogo já foi desativada e o game foi retirado das lojas;
  • Ainda será possível baixar o game via EA Play até 15 de agosto;
  • O game seguirá na biblioteca de quem comprou o jogo até dia 12 de janeiro, dando cerca de 180 dias para os jogadores revisitarem o título.

EA encerra de vez o ciclo de Anthem

Na declaração oficial, a EA informou que “após cuidadosa consideração” decidiu desativar permanentemente Anthem. A venda de moeda premium do game já foi encerrada, embora os jogadores ainda possam gastar o saldo restante até o fechamento dos servidores.

Segundo a empresa, o jogo seguirá disponível nas bibliotecas digitais até a data de encerramento, mas já foi removido das lojas. Além disso, o game deixará o serviço EA Play em 15 de agosto de 2025. Até lá, jogadores ainda podem baixá-lo no PC, PS4 e Xbox One, e também usá-lo em consoles da atual geração via retrocompatibilidade.

“Agradecemos profundamente a dedicação, paixão e apoio ao longo dos anos e gostaríamos de agradecer a todos os jogadores que fizeram parte dessa jornada,” declarou a empresa em seu comunicado.

Anthem já estava na geladeira da EA

Apesar do encerramento parecer repentino, Anthem já havia praticamente sido abandonado pela EA e pela BioWare. Em 2021, o estúdio cancelou oficialmente o projeto Anthem NEXT, que pretendia reformular o jogo após o lançamento desastroso. 

Desde então, o título apenas manteve o funcionamento mínimo, sem novos conteúdos há bastante tempo. Em fevereiro de 2020, por exemplo, usuários notaram que a BioWare esqueceu de lançar uma atualização para tirar as decorações do Natal do ano anterior do game.

Lançado em fevereiro de 2019, Anthem chegou ao mercado com altas expectativas, prometendo combates frenéticos com exoesqueletos chamados Javelins, em um mundo alienígena repleto de desafios cooperativos. Porém, o que se viu foi um game com pouca variedade, estrutura repetitiva e uma trama inconsistente.

A crítica não perdoou: as análises foram mornas e o público rapidamente perdeu o interesse. Apesar de ter vendido cerca de 5 milhões de cópias até o fim de 2023, o número ficou abaixo da meta da EA, que esperava resultados mais expressivos nos primeiros meses.

Mesmo com algumas atualizações, a BioWare não conseguiu reverter a má impressão inicial. Em 2021, a EA encerrou de vez o desenvolvimento ativo, e pouco depois o diretor do jogo deixou o estúdio.

Como fica a BioWare?

O fim de Anthem acontece em um momento turbulento para a EA, que já promoveu várias demissões em 2025. Apesar disso, a empresa afirma que nenhum funcionário foi desligado em função do desligamento dos servidores do jogo, o que traz certo alívio diante dos cortes recentes.

Nos últimos meses, a EA fechou o estúdio Cliffhanger Games, cancelou o projeto de jogo do Pantera Negra e implementou um rígido plano de retorno aos escritórios, o que gerou forte insatisfação interna. Agora, a empresa está focando em grandes franquias e nos seus jogos de esportes.

Enquanto isso, a BioWare tenta se reerguer após o fracasso de vendas de Dragon Age: The Veilguard, que sofreu muitas mudanças de bastidores envolvendo direcionamentos da EA. Agora o estúdio concentra todos os seus esforços em Mass Effect 5, sua próxima grande aposta, que ainda não tem data de lançamento.

E aí, você jogou Anthem? Qual sua opinião sobre o game? Comenta aí!

Related posts

eShop: games para Nintendo Switch com até 90% OFF; confira!

Conteúdo sensível: novo iOS 26 vai interromper chamadas caso alguém fique pelado

China acelera rumo à direção autônoma, mas ainda prega cautela