Anthropic lança Claude 3, sua IA mais poderosa até aqui

A Anthropic, startup apoiada por gigantes como Google e Amazon, revelou nesta segunda-feira (4) sua mais recente criação: a família de modelos de inteligência artificial (IA) Claude 3. Essa novidade representa mais um avanço na corrida tecnológica que domina o Vale do Silício, onde empresas disputam incessantemente a liderança na comercialização de tecnologias cada vez mais poderosas.

De acordo com a Anthropic, o principal destaque da família Claude 3, o modelo Claude 3 Opus, supera concorrentes de peso, como o GPT-4 da OpenAI e o Gemini 1.0 Ultra da Google, em diversos testes de referência. No entanto, avanços de competidores da Anthropic já foram anunciados ou são aguardados.

Leia mais:

14 perguntas e respostas sobre Inteligência Artificial (IA)Groq: o que é e como usar nova inteligência artificial?Google Gemini: como assinar serviço com inteligência artificial

Claude 3

Este é o modelo top de linha, o Rolls-Royce das inteligências artificiais, pelo menos por enquanto.

Dario Amodei, CEO da Anthropic, à Reuters

Essa revelação chega logo após uma série de anúncios de concorrentes e o lançamento do Claude 2 pela Anthropic em julho, demonstrando o empenho das empresas em alcançar o topo dos rankings de desempenho de IA. Ao mesmo tempo, os clientes empresariais ainda estão descobrindo como tirar o máximo proveito dessa tecnologia.

A presidente da Anthropic, Daniela Amodei, afirmou que os clientes optarão pelo Claude 3 Opus, mesmo com um preço mais elevado, “se tiverem necessidade das tarefas mais complexas cognitivamente”, como a realização de análises financeiras precisas.

Para ter acesso ao Claude 3 Opus, a Anthropic cobrará US$ 15 por cada 1 milhão de “tokens” de dados. Os modelos menores terão um preço pelo menos cinco vezes menor para lidar com a mesma quantidade de dados. Em comparação, a OpenAI cobra US$ 10 por cada milhão de tokens inseridos em seu modelo GPT-4 Turbo.

IA multimodal

A Anthropic anunciou que o Claude 3 é sua primeira família de IA “multimodal”, o que significa que a IA pode responder tanto a consultas de texto quanto a imagens, como a análise de fotos ou gráficos.Esse tipo de IA “generativa” já foi popularizado pelo ChatGPT da OpenAI, permitindo a criação de novo conteúdo sob comando.Segundo o CEO Amodei, o Claude 3 examinará, mas não produzirá, imagens, pois “observamos uma demanda empresarial muito menor por elas”.No mês passado, a Google interrompeu temporariamente os recursos de geração de imagens para seu chatbot Gemini após problemas relacionados à diversidade.A Anthropic afirmou que seus modelos Claude 3 estarão disponíveis nas plataformas de nuvem da Amazon e da Google.Além disso, a empresa venderá acesso direto a esses modelos em 159 países, incluindo o Brasil.

O post Anthropic lança Claude 3, sua IA mais poderosa até aqui apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Ataque usa famosa plataforma de códigos Nx para roubar credenciais

Trabalhar só quatro dias por semana pode virar realidade com IA, diz CEO da Nvidia

Quer se livrar da faxina? Esses robôs aspiradores fazem o trabalho por você