A Anthropic lançou o aplicativo Claude Code na web para que desenvolvedores possam criar e gerenciar vários agentes de codificação a partir de seus navegadores. A ferramenta está disponível em versão prévia para usuários Pro e Max. O acesso é feito pelo site claude.ai (basta clicar na aba Code) ou pelo aplicativo Claude para iOS.
A novidade indica um esforço da Anthropic de desenvolver o Claude Code para além de um recurso de interface de linha de comando (a famosa “tela preta” baseada em texto) que os desenvolvedores acessam a partir de um terminal. Isso amplia o leque de possibilidades de uso de agentes de codificação de IA.
Com o Claude Code em execução na nuvem, o usuário pode realizar várias tarefas em paralelo em diferentes repositórios a partir de uma única interface. Cada sessão é executada em ambiente isolado, com acompanhamento de progresso em tempo real, e o usuário pode orientar ativamente o Claude para ajustar o curso enquanto ele trabalha nas tarefas.

Desde o seu lançamento em maio, a principal ferramenta de codificação da Anthropic cresceu 10 vezes em número de usuários. A IA representa mais de US$ 500 milhões (R$ 2,6 bilhões) da receita anual da empresa, segundo o site TechCrunch. 90% do produto é escrito pelos modelos de IA da Anthropic.
Acelerando o fluxo de trabalho
A interface web complementa o fluxo de trabalho atual do Claude Code, segundo a Anthropic. Executar tarefas na nuvem é especialmente eficaz para:
- Responder a perguntas sobre como os projetos funcionam e como os repositórios são mapeados;
- Correções de bugs e tarefas rotineiras e bem definidas;
- Alterações no backend, onde Claude Code pode usar o desenvolvimento orientado a testes para verificar as alterações.
As interações com o GitHub são gerenciadas por meio de um serviço de proxy seguro que garante que o Claude acesse apenas repositórios autorizados. O usuário também pode adicionar configurações de rede personalizadas para escolher a quais domínios o Claude Code pode se conectar. Por exemplo, o usuário pode permitir que o Claude baixe pacotes npm pela internet para que ele possa executar testes e validar alterações.

Leia Mais:
- Claude ganha integração com Teams, Outlook e OneDrive
- Claude ganha habilidades para melhorar tarefas específicas
- Anthropic lança versão mais barata e rápida do modelo Haiku
Claude para Ciência
A Anthropic também anunciou que Claude agora acessa plataformas que vão permitir aos pesquisadores “fazer novas descobertas e, eventualmente, permitir que os modelos de IA façam essas descobertas de forma autônoma”. Segundo a empresa, cientistas já usam o chatbot para tarefas individuais, como escrever código para análises estatísticas ou resumir artigos, enquanto as farmacêuticas o usam para vendas.
Agora, o Claude pretende dar suporte ao processo como um todo, desde a descoberta inicial até a tradução e a comercialização, auxiliando aqueles que trabalham em ciências biológicas, incluindo pesquisadores, coordenadores clínicos e gerentes de assuntos regulatórios. Para isso, a Anthropic adicionou novos “conectores” projetados para facilitar descobertas científicas:

- O Benchling dá ao Claude a capacidade de responder às perguntas dos cientistas com links para experimentos de origem, cadernos e registros;
- O BioRender conecta o Claude à sua extensa biblioteca de figuras científicas, ícones e modelos verificados;
- O PubMed fornece acesso a milhões de artigos de pesquisa biomédica e estudos clínicos;
- O Scholar Gateway desenvolvido pela Wiley fornece acesso a conteúdo científico revisado por pares dentro do Claude para acelerar a descoberta de pesquisas;
- O Synapse.org permite que cientistas compartilhem e analisem dados juntos em projetos públicos ou privados;
- O 10x Genomics permite que pesquisadores conduzam análises espaciais e de células únicas em linguagem natural.
Esses conectores se somam ao conjunto já existente, que inclui ferramentas de uso geral como Google Workspace e Microsoft SharePoint, OneDrive, Outlook e Teams. Claude também já consegue trabalhar diretamente com o Databricks para fornecer análises para pesquisas de bioinformática em larga escala, e com o Snowflake para pesquisar em grandes conjuntos de dados usando perguntas em linguagem natural.
O post Anthropic lança Claude Code para web e amplia fontes científicas da IA apareceu primeiro em Olhar Digital.