O uso de anúncios dentro do ChatGPT, especialmente para quem utiliza a versão gratuita, parece cada vez mais provável. Embora o CEO da OpenAI, Sam Altman, já tenha manifestado desconforto com a ideia e afirmado que seria apenas “último recurso”, recentes descobertas no código de testes para Android apontam que a empresa está preparando essa implementação.
De acordo com uma publicação do usuário Tibor Blaho no X (antigo Twitter), na versão beta 1.2025.329 do aplicativo para Android, há referências explícitas a “ads feature”, “search ad” e “bazaar content”, que são códigos para uso de anúncios, o que sugere o andamento da implementação de propagandas na plataforma.
ChatGPT Android app 1.2025.329 beta includes new references to an “ads feature” with “bazaar content”, “search ad” and “search ads carousel” pic.twitter.com/BdHOJIQHmA
— Tibor Blaho (@btibor91) November 29, 2025
Leia mais:
- Fabricantes chinesas desistem de celulares ultrafinos após baixa adesão ao iPhone Air
- Novo rumor aponta que iPhone dobrável deve ser um modelo Ultra e custará mais de R$ 12 mil
- iOS 26.2 Beta 2 chega com melhorias no AirDrop e novos recursos
O que isso significa para os usuários
- A previsão de anúncios para usuários gratuitos do ChatGPT altera a experiência tradicional, pois as propagandas podem mudar a fluidez de uso da ferramenta.
- Quem preza pela versão “limpa”, sem distrações publicitárias, pode considerar alternativas de inteligência artificial, a não ser que sejam usuários de iPhone.
Usuários do iPhone podem driblar os anúncios

(Imagem: chainarong06/Shutterstock)
Caso o anúncio seja ativado em todas as plataformas — o que parece provável — usuários de iPhone deverão receber as propagandas como os demais. No entanto, para quem busca evitar os anúncios, há uma possibilidade: usar a Siri. Ao fazer uma pergunta que a Siri não reconheça, ela recorre ao ChatGPT nos bastidores — e, segundo o portal 9to5Mac, essa integração não deve incluir anúncios.
Além disso, acordos entre Apple e OpenAI indicam que as interações via Siri não são usadas para treinar a IA. Dessa forma, é possível que os anúncios não apareçam neste tipo de uso.
O post Anúncios no ChatGPT estão prestes a chegar, mas usuários de iPhone podem escapar deles apareceu primeiro em Olhar Digital.
