A Anvisa divulgou os resultados do ciclo 2024 do Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (PARA), mostrando que 20,6% das amostras apresentam não conformidades.
Do total analisado, 12 amostras têm potencial risco agudo para o consumidor, reforçando a importância de cuidados na higienização e na escolha de alimentos consumidos no dia a dia, afirma o G1.
Monitoramento detalhado dos alimentos
No ciclo de 2024, a Anvisa avaliou 3.084 amostras de 14 alimentos consumidos pelos brasileiros. As coletas ocorreram semanalmente em 88 municípios, incluindo supermercados, feiras e sacolões. Do total, 636 amostras foram consideradas insatisfatórias por apresentarem algum tipo de não conformidade.
Entre os principais problemas identificados estão:
- Resíduos não permitidos para a cultura analisada: 12,2% (375 amostras)
- Resíduos acima do Limite Máximo de Resíduos (LMR): 5,6% (174 amostras)
- 0,1% continham agrotóxicos proibidos no Brasil
No total, 12 amostras apresentaram potencial risco agudo, ou seja, poderiam causar efeitos adversos se consumidas em grande quantidade em um único dia. As frutas e hortaliças envolvidas foram: uva (6), laranja (5) e abobrinha (1).
Ingredientes ativos e histórico de risco
Foram pesquisados 338 agrotóxicos, e nas amostras de risco agudo foram detectados: Abamectina (uva – 1 amostra), Bifentrina (uva – 1 amostra), Carbofurano (laranja – 2 amostras), Etefom (uva – 5 amostras), Formetanato (abobrinha – 1 amostra) e Imazalil (laranja – 3 amostras).
Leia mais:
- Estudo brasileiro: pode estar chovendo agrotóxico nas cidades — literalmente
- Alimentos ultraprocessados podem estimular a comer mesmo sem fome, diz estudo
- Vegetais crucíferos podem reduzir em 20% o risco de câncer. Quais são eles?
Segundo a Anvisa, a tendência histórica é de queda no percentual de risco agudo. Entre 2013 e 2015, esse índice era de 1,11% e, em 2024, caiu para 0,39%, mesmo com a ampliação do número de alimentos e agrotóxicos analisados.
“Os dados indicam uma diminuição consistente da frequência de amostras que apresentam risco agudo ao consumidor”, informou a agência.
Cuidados para o consumidor
A Anvisa recomenda atenção à higienização dos alimentos e à escolha de produtos de qualidade. Entre as principais orientações estão:
- Lavar frutas e hortaliças com água corrente
- Usar bucha ou escovinha exclusiva para a limpeza
- Preferir alimentos da estação, que geralmente recebem menos agrotóxicos
- Dar preferência a produtos rastreáveis, com rótulo e origem
- Higienização com solução à base de hipoclorito para reduzir riscos microbiológicos, não resíduos químicos
O programa também já subsidiou a retirada de mais de 100 produtos do mercado e apoiou a reavaliação de 17 agrotóxicos, resultando no banimento de 10 deles, com restrições aplicadas a seis.
O PARA contribui para fiscalizações, políticas públicas de saúde e expansão da rastreabilidade de alimentos, tornando mais seguro o que chega à mesa do consumidor.
Um novo ciclo está previsto para 2025, com mais amostras e foco em alimentos de grande consumo.
O post Anvisa encontra agrotóxicos irregulares em 20% dos alimentos analisados apareceu primeiro em Olhar Digital.