Anvisa libera mais três produtos à base de cannabis para uso medicinal

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta semana mais três medicamentos à base de cannabis para uso medicinal. Os medicamentos em questão são três formulações diferentes do Extrato de Cannabis Sativa, com 160,32 mg/mL, produzidos pela Greencare e pela Mantecorp Farmasa, e com 79,14 mg/mL, este produzido apenas pela Mantecorp Farmasa.

Dois desses produtos à base de cannabis para uso medicinal são os primeiros aprovados pela Anvisa com teor de tetrahidrocanabinol (THC) acima de 0,2%. Os medicamentos possuem 96 mg/mL de canabidiol (CBD) e 0,24% de THC.

Medicamento exclusivo para cuidados paliativos

Para aprovar os medicamentos, a Anvisa tomou como base a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 327/2019, que estabelece que produtos à base de cannabis, mesmo que para uso medicinal, podem conter teor de THC maior do que 0,2%.

No entanto, esses medicamentos precisam ser destinados a cuidados paliativos e para pacientes que não tenham outras alternativas terapêuticas. O uso dos medicamentos recém-aprovados também serão permitidos para pacientes em situações clínicas irreversíveis ou terminais.

Leia mais:

Maconha melhora a experiência sexual; entenda o estudoImportação de medicamentos à base de cannabis dispara mas prescrições ainda são rarasEx-astronauta diz que no futuro as pessoas poderão cultivar e consumir maconha no espaço

Para ter acesso aos medicamentos à base de cannabis para uso medicinal com concentração de THC acima de 0,2%, os clientes precisam procurar uma farmácia de manipulação com a prescrição médica em mãos. Além dela, será necessária uma receita especial do tipo A.

Terceiro medicamento é mais ‘convencional’

Todos os medicamentos são administrados em gotas via oral. Imagem: Miss Nuchwara Tongrit – Shutterstock

O terceiro medicamento aprovado pela Anvisa é, digamos, mais “convencional”, com 47,5mg/mL de CBD e menos do que 0,2% de THC. Por conta disso, esse medicamento poderá ser comercializado mediante prescrição médica e receita especial do tipo B, que é menos restritiva.

Em comum, os três novos medicamentos à base de cannabis para uso medicinal têm o local de fabricação, a Colômbia, e a forma de administração, uma solução em gotas para uso oral. Atualmente, são aprovados pela Anvisa 18 medicamentos à base de cannabis, sendo oito à base de extratos de Cannabis sativa e dez do fitofármaco canabidiol.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Anvisa libera mais três produtos à base de cannabis para uso medicinal apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Novo exame gratuito para detectar vírus do HPV já está disponível no SUS

Como assistir aos filmes do Coringa na ordem? Veja lista!

Quais são as estradas mais perigosas do Brasil? Veja o ranking das 10 piores para dirigir