A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou na terça-feira (2) a proibição da venda de anéis que afirmam ter a capacidade de medir a glicose do usuário a partir do simples contato com a pele. Segundo o órgão, esses dispositivos não possuem registro e são comercializados irregularmente.
Por meio de anúncios nas redes sociais, tais aparelhos prometem medir os níveis de glicose sem depender da retirada do sangue por meio de picada de agulha, atraindo as pessoas que têm medo de injeções e agulhas (tripanofobia). Eles também informam ter a capacidade de medir os batimentos cardíacos e a oxigenação.

Por que a Anvisa proibiu os anéis medidores de glicose?
De acordo com a agência reguladora, a medição dos níveis de glicose sem a retirada do sangue é uma prática sem qualquer eficácia comprovada cientificamente. Dessa forma, quem vende esse tipo de produto estaria enganando os potenciais compradores com uma função supostamente inexistente.
- Os anéis proibidos também não são homologados nem oferecem garantia de qualidade e segurança, como explicou o órgão, embora alguns se pareçam com anéis inteligentes de grandes marcas;
- Com a falta de regularização, a Anvisa alerta que eles representam “sérios riscos à saúde” e por isso não devem ser utilizados;
- Na medida recém-publicada, ela esclarece, ainda, que os produtos sem registro são anunciados no Instagram, Facebook e TikTok, levando os internautas para lojas online;
- Em muitos casos, os anunciantes aproveitam imagens de pessoas famosas para atrair um número maior de compradores e enganá-los.
A medição da glicose é importante para o diagnóstico e monitoramento de doenças com a diabetes e a pré-diabetes. Além disso, auxilia na identificação dos níveis de açúcar no sangue (hiperglicemia ou hipoglicemia), que podem sugerir a presença de outros problemas de saúde no paciente, daí a importância de colher informações reais.
Segundo o Ministério da Saúde, a melhor maneira de realizar a medição é por meio do glicosímetro, aparelho que mede a concentração exata de glicose no sangue durante o dia a dia. Para tanto, é necessário tirar uma pequena gota de sangue do dedo utilizando uma lanceta.

Quais produtos foram proibidos?
A medida publicada pela Anvisa proíbe a venda, a fabricação, a distribuição, a manipulação, a importação, a propaganda e o uso dos seguintes medidores de glicose:
- Anel para Acupressão Glucomax (todos);
- Glicomax (todos);
- Glucomax (todos);
- Glucomax Pro (todos).
A agência explica que esses modelos não apresentam eficácia comprovada e pediu aos consumidores que denunciem caso encontrem os produtos irregulares à venda. Isso pode ser feito por meio da ouvidoria do órgão ou via central de atendimento, no telefone 0800-642-9782.
E você, já chegou a usar algum desses anéis medidores de glicose proibidos? O que pensa a respeito da medida da Anvisa? Interaja com a gente nas redes sociais do TecMundo.