A comercialização, distribuição, fabricação, importação, manipulação, propaganda e uso de qualquer tipo de anel medidor de glicose está proibida no Brasil. A decisão é da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Segundo o órgão, os produtos não têm eficácia comprovada e nem registro sanitário. Por conta disso, não oferecem qualquer tipo de garantia de qualidade ou segurança, representando sérios riscos à saúde dos usuários.

Anúncios utilizavam famosos para enganar consumidores
De acordo com a Anvisa, os produtos prometem medir os níveis de glicose, de oxigênio e atividade cardíaca através de um anel, sem a necessidade de retirar o sangue por picadas de agulhas. No entanto, não há nenhuma base científica que comprove a eficácia deles.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária ainda destacou que os dispositivos estão sendo comercializados em diversos sites de compras online e nas redes sociais. Além disso, os anúncios utilizam imagens de personalidades famosas para enganar os consumidores”.

O órgão recomenda que os usuários deixem de usar os medidores de glicose imediatamente e que denunciem possíveis irregularidades através da Ouvidoria ou pela Central de Atendimento (0800 642 9782). As determinações da Anvisa foram publicadas no Diário Oficial (clique aqui para conferir o documento).
Leia mais
- Anvisa aprova novo tratamento contra câncer de ovário
- Anvisa proíbe alimentos infantis, pimenta e creme corporal
- Anvisa proíbe manipulação de Ozempic, Wegovy e Rybelsus
Quais os medidores de glicose proibidos pela Anvisa:
- Anel para Acupressão Glucomax (todos);
- Glicomax (todos);
- Glucomax (todos);
- Glucomax Pro (todos).
O post Anvisa proíbe venda de anéis que prometem medir glicose apareceu primeiro em Olhar Digital.