O Azure, serviço de computação em nuvem da Microsoft, está enfrentando falhas que deixaram usuários sem conseguir acessar os sistemas. A big tech confirmou o problema e afirmou estar investigando o caso.
A falha acontece cerca de uma semana depois do apagão na AWS, braço de nuvem da Amazon, que também derrubou sistemas ao redor do mundo.
Falha no Microsoft Azure deixou usuários sem acesso
O Downdetector, plataforma que monitora o funcionamento de sites e sistemas, teve um aumento nos registros de erro no Azure por volta das 12h43 (horário de Brasília), com mais de 700 reclamações só no Brasil. Os principais problemas relatados são no website (43%), conexão com o servidor (38%) e domínios (19%).
Já na página do Microsoft Azure globalmente, foram mais de 18 mil reclamações. As queixas eram as mesmas: site (57%), conexão com servidor (30%) e domínio (13%).
Com isso, clientes do sistema em nuvem da Microsoft não conseguiram acessar os serviços. Usuários do Microsoft 365, Xbox e até Minecraft também se depararam com falhas no acesso.
Microsoft confirmou a falha
Na página do Azure, a Microsoft confirmou uma interrupção nos serviços por volta das 13h (horário de Brasília).
Clientes e serviços da Microsoft que utilizam o Azure Front Door (AFD) podem ter experimentado problemas que resultaram em latências, tempos limite e erros. Confirmamos que uma alteração de configuração inadvertida foi o evento que desencadeou esse problema.
Inicialmente, a página dizia que a empresa estava investigando o caso e não tinha uma previsão de normalização.
Já na atualização mais recente, por volta das 15h20 (horário de Brasília), a Microsoft escreveu que iniciou a correção do problema e espera que a implementação esteja completa em cerca de 30 minutos. Os clientes devem começar a observar melhorias nesse tempo.
Enquanto a big tech implementa as correções, as configurações do cliente estarão bloqueadas para alteração. A Microsoft se comprometeu a atualizar a página a cada 30 minutos.
No entanto, deixou claro que, mesmo assim, não há previsão de quando o problema será resolvido por completo.
Leia mais:
- OpenAI vira empresa lucrativa em acordo histórico com Microsoft
- AWS revela motivo da falha que causou apagão em serviços
- Microsoft rejeita IA para criar conteúdo erótico e se distancia da OpenAI
Office, Xbox e companhias aéreas foram afetadas
O Azure é o sistema em nuvem da Microsoft, que alimenta o Microsoft 365 (antigo Office), o Xbox e outros serviços. Eles também passam por instabilidades:
- Uma publicação da página do Microsoft 365 confirmou o problema. Na atualização mais recente, o perfil diz estar “redirecionando o tráfego de serviço da infraestrutura afetada para restabelecer a disponibilidade do serviço”;
- Os serviços do Xbox também ficaram fora do ar e a página de status sequer carrega;
- De acordo com o site The Verge, companhias aéreas como Alaska Airlines e Hawaiian Airlines estão enfrentando interrupções em seus sites. As empresas pedem que clientes compareçam diretamente ao check-in no aeroporto caso não consigam fazer o check-in online;
- A Community Fibre, provedora de internet no Reino Unido, também confirmou que seus clientes podem estar passando por instabilidades devido à falha da Microsoft.
A falha aconteceu no mesmo dia que a Microsoft divulga seus resultados financeiros.
O Olhar Digital entrou em contato com a big tech para mais informações sobre o caso e atualizará a nota conforme o retorno.
O post Apagão na Microsoft: falha na nuvem deixa usuários sem acesso apareceu primeiro em Olhar Digital.