Apesar da inflação, gastos com cartões continuam em alta, aponta pesquisa

O aumento do preço do ovo virou o símbolo da inflação no Brasil. Dados do IBGE apontam para essa direção há algum tempo. O IPCA, no entanto, leva em conta tantas coisas que muita gente não percebia direito essa tendência de alta.

Explico: se as passagens aéreas dispararam, isso vai pesar no orçamento de quem costuma pegar avião e não de quem só viaja de ônibus – ou nem viaja. O ovo, porém, é diferente: ele é quase universal. Faz parte da dieta do pobre e do rico (principalmente daqueles que praticam musculação).

O ovo também sempre foi considerado uma alternativa barata de proteína. Hoje, no entanto, o preço da dúzia ultrapassa até mesmo o valor de alguns cortes de carne bovina.

Leia mais

Sim, o ovo está caro, assim como outros alimentos. E você ouve reclamação aqui e ali, onde quer que vá. Apesar disso, os gastos com cartões continuam crescendo no Brasil. É o que aponta uma pesquisa encomendada pela empresa de tecnologia de pagamentos Elo.

Você pode até argumentar que as pessoas estão usando mais o cartão para comprar comida – e às vezes até parcelar essa compra. O levantamento, porém, indica que as coisas não são bem assim – e que o brasileiro, em geral, continua gastando bastante (mesmo com o ovo caro).

De acordo com o IBGE, o ovo de galinha ficou 15,4% mais caro em fevereiro – Imagem: RHJPhtotos/Shutterstock

Consumo em alta

  • De acordo com o relatório Hábitos de Consumo, os gastos com cartões tiveram uma alta de 8% no último trimestre do ano passado na comparação com o mesmo período do ano anterior.
  • Essa é uma boa época para medir o comportamento do consumidor, principalmente por causa da Black Friday e do Natal.
  • De acordo com a pesquisa, esse aumento foi impulsionado por dois grupos principais: o público de alta renda e as compras digitais.
  • Os ricos gastaram cerca de 9% a mais com seus cartões de crédito.
  • Já as compras digitais responderam com um avanço de 15% no período.
  • Os segmentos que registraram as maiores altas mostram que o brasileiro continua gastando dinheiro em lazer, apesar da crise.
  • Os gastos de cartões em bares e restaurantes subiram 13%.
  • Destaque também para o uso de aplicativos de transporte: aumento de 14%.
  • No setor de serviços de estética e salões de cabeleireiros, o crescimento ficou em 17%.
  • Já o item higiene pessoal e cosméticos registrou um avanço de 12%.
Apesar da inflação alta, essa pesquisa mostrou que o brasileiro continua consumindo bastante – Imagem: Kamil Macniak/Shutterstock

Uma característica quase cultural

Esses dados da Elo demonstram que o brasileiro médio continua gastando bastante, mesmo com a inflação. E o uso excessivo do cartão reforça essa característica forte de consumo da nossa sociedade. E que tem grandes chances de se tornar endividamento.

Uma pesquisa de 2023 do Instituto Locomotiva e da MFM Tecnologia apontou que oito em cada dez famílias brasileiras estão endividadas – e um terço delas possuem dívidas em atraso.

A falta de planejamento financeiro é uma realidade no nosso país. E aqui não estou “culpando a vítima”. Isso não anula o fato de a inflação estar altíssima.

O brasileiro tem uma das taxas de endividamento mais altas do mundo – Imagem: Kmpzzz/Shutterstock

O IBGE, aliás, acaba de divulgar os dados sobre os preços em fevereiro. E o resultado foi o pior em 22 anos, desde 2003. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo ficou em 1,31% no mês passado, um avanço expressivo sobre os 0,16% de janeiro e os 0,83% de fevereiro do ano passado.

Os maiores vilões para essa alta foram os alimentos e a energia elétrica. A conta de luz disparou e ficou 16,8% mais cara. Isso foi resultado de um desconto concedido pelo governo nas contas de luz de janeiro. A compensação veio agora e pesou bastante no bolso do brasileiro.

No acumulado em 12 meses, a inflação já ultrapassa a casa dos 5%. Especialistas estimam que o índice deste ano deve ser o pior em muito tempo.

As informações são da Agência Brasil.

O post Apesar da inflação, gastos com cartões continuam em alta, aponta pesquisa apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Torneio de Tetris em Dubai usa show de 2,8 mil drones como ‘tela’ de jogo

Epic Games libera bom jogo grátis por 24 horas! Resgate agora (18)

Cibercriminosos exploram falha crítica no React em ataque de ransomware