Após ação de Ciro e decisão do TSE, Twitter se recusa a revelar identidade do dono de perfil de memes

Na última sexta-feira (23), a ministra Maria Claudia Bucchineri do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou que o Twitter revele quem é o dono do perfil “@jairmearrependi”. A conta com conteúdo satírico do presidente Jair Bolsonaro (PL) produziu um meme tendo como alvo o candidato Ciro Gomes (PDT).  

A equipe de Ciro decidiu acionar a Justiça Eleitoral após a página ter divulgado um filtro com a mesma identidade visual de sua campanha eleitoral, mas com a expressão em francês “Je préfère”, que significa “eu prefiro”, com os nomes de Lula (PT) e Geraldo Alckmin (PSB).

Leia também!

Votação na Europa pode mudar o futuro da internet mundial; entendaFelipe Neto é banido do Tinder e usuários relatam mesmo problemaWhatsApp vai acabar com prints de imagens dentro do aplicativo; entenda

O termo em francês faz alusão ao fato de Ciro ter ido para Paris na época do segundo turno de 2018, na disputa entre Bolsonaro e Fernando Haddad (PT).

“Trata-se de representação eleitoral em face do filtro temático utilizado pelos representados, ante a nítida associação ao material gráfico utilizado pela candidatura do Senhor Ciro Gomes (…) O filtro “prefiro lula” está usurpando a identidade gráfica e o slogan de campanha do Senhor Ciro Gomes, senão vejamos a semelhança que causará, sem sombra de dúvidas, confusões na mente do eleitorado brasileiro”, diz a representação encaminhada à Justiça Eleitoral

Na sua decisão, Bucchineri ordena a retirada do filtro das redes sociais e a divulgação do responsável pelo perfil no Twitter, sob pena de multa.  

A rede social, no entanto, recorreu e apontou que há “obscuridade” na ordem. Segundo a plataforma, a decisão de expor o dono da página de humor pode “resultar em devassa gratuita e desnecessária da sua vida privada, causando efeito silenciador e afetando sua liberdade de expressão”.  

pic.twitter.com/Ikk1D9Km59

— jairme outlives (@jairmearrependi) September 17, 2022

Em uma nota divulgada em seu perfil, o dono da página “@jairmearrependi” afirma que “a paródia visual e a sátira em eleições é algo comum em todas as democracias”. O representante ainda apontou não ter nenhum problema com Ciro Gomes e seu eleitorado e prefere acreditar que o candidato “desconhece o envolvimento de seu nome nesse tipo de ação minúscula”. 

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

O post Após ação de Ciro e decisão do TSE, Twitter se recusa a revelar identidade do dono de perfil de memes apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Now Brief da One UI ganha atalho para editar fotos com IA do Google

Sites fora do ar: Cloudflate derruba ChatGPT, X, Canva e outros

Pix comemora 5 anos com mais de R$ 70 trilhões em movimentações