A Waymo adotou medidas para evitar futuras interrupções nas operações de seus robotáxis. O anúncio ocorreu poucos dias depois de um grande apagão paralisar os serviços dos carros da empresa na cidade de São Francisco, nos Estados Unidos.
Na oportunidade, a queda de energia provocada por um incêndio numa subestação elétrica interrompeu o funcionamento de diversos semáforos. Como consequência, os carros autônomos ficaram parados em ruas e cruzamentos, gerando enormes congestionamentos.

Robotáxis permaneceram parados
- O caso ocorreu no último sábado (20) e motivou a suspensão temporária do serviço de robotáxis em São Francisco.
- Em nota enviada à imprensa, a Waymo afirmou que a decisão buscava manter os passageiros seguros e garantir que equipes de emergência tivessem acesso livre às ruas durante o apagão.
- A operação só começou a ser retomada apenas no domingo (21) à tarde.
- Segundo a empresa, seus veículos são projetados para tratar semáforos apagados como cruzamentos de quatro paradas, em que todos devem parar antes de seguir.
- No entanto, o apagão foi grande demais, o que fez com que alguns carros permanecessem parados por mais tempo do que o esperado enquanto tentavam entender o ambiente ao redor.
- Além disso, torres de celular ficaram fora do ar ou sobrecarregadas, o que pode ter limitado a comunicação dos veículos com os sistemas da empresa e atrasado decisões em situações mais complexas.
Leia mais
- Apagão em São Francisco faz carros autônomos da Waymo pararem nas ruas
- Musk diz que Waymo “nunca teve chance contra a Tesla”
- Waymo avança, Tesla testa e robôs-táxi entram na rotina das grandes cidades
Power outage took out the waymos RIP pic.twitter.com/DPte8oOGku
— Vincent Woo (@fulligin) December 21, 2025
Resposta mais rápida
Para que situações como a do último fim de semana não se repitam, a Waymo agora está lançando uma atualização de software. O objetivo é que os robotáxis continuem operando mesmo durante grandes quedas de energia.
A ideia, anunciada em um post no blog da empresa, é dar mais robustez ao sistema já existente e que permite o funcionamento dos veículos mesmo em caso de semáforos desligados. Com a atualização, a expectativa é que a resposta seja mais rápida, evitando congestionamentos.

A companhia ainda afirmou que irá melhorar seus protocolos de resposta a emergências ao “incorporar lições deste evento”. E ressaltou que superar uma situação como essa é um desafio para a tecnologia autônoma.
O post Após apagão, Waymo anuncia atualização de software para robotáxis apareceu primeiro em Olhar Digital.
