Após possível falha, China interrompe acesso à internet global por mais de 1 hora

Durante cerca de 74 minutos, a China ficou desconectada da internet global, impedindo que residentes no país obtivessem acesso a sites baseados no exterior. O misterioso incidente aconteceu na última quarta-feira (20) e foi registrado pelo Great Firewall Report (GFR).

Conforme a entidade que monitora a censura online no país asiático, o Grande Firewall da China (GFW) apresentou comportamento anômalo no horário entre 00h34 e 01h48 daquele dia, bloqueando as conexões na porta TCP 443. Isso levou a uma interrupção maciça da conectividade local com o restante do planeta, que voltou ao normal depois do período.

Internautas chineses ficaram desconectados por mais de 1 hora, na última semana. (Imagem: Getty Images)

O que aconteceu?

Durante a interrupção temporária, foi detectada uma grande injeção de pacotes TCP RST+ACK falsos na porta TCP 443, utilizada como padrão para o tráfego seguro via HTTPS, bloqueando-a. Outras portas que também são afetadas em ações semelhantes, como 22, 80 e 8443, dessa vez não sofreram impactos.

  • Pela porta bloqueada é mais difícil espionar e adulterar as conexões entre dispositivos, mas é possível configurar sistemas para operar comunicações seguras por outros padrões;
  • Com a desativação momentânea da camada de segurança, sites e serviços foram forçados a interromper as conexões com o país, devido à ausência da comunicação criptografada originada de lá;
  • Usuários de internet na China não conseguiram acessar páginas internacionais até o fim do bloqueio, segundo o GFR;
  • Em alguns casos, sites e serviços chineses também ficaram fora do ar, principalmente aqueles que dependem de servidores no exterior.

Vale lembrar que o GFW é um mecanismo utilizado pelo governo chinês para regular o acesso à internet, controlando o fluxo de informações para dentro e para fora do país por meio de vários dispositivos e tecnologias. Assim, as autoridades locais conseguem filtrar, monitorar e bloquear o tráfego online.

Com o firewall, a China impede acesso a sites, apps e redes sociais populares em outros países, promovendo seus equivalentes nacionais como WeChat, Weibo e Baidu, entre outros. As restrições aos conteúdos indesejados pelo governo acontecem via banimento de URLs, palavras-chave e outros métodos.

Os motivos por trás do bloqueio da internet na China não foram esclarecidos. (Imagem: Getty Images)

Por que a China se desconectou temporariamente da internet?

Até agora, não se sabe o que causou a desconexão da China da internet global de forma repentina, na última semana, pois não há nenhum esclarecimento oficial. Especialistas apontam que o episódio pode ter sido causado acidentalmente ou estar relacionado a algum caso de censura.

O GFR aponta que o incidente foi motivado por um “novo dispositivo no Grande Firewall da China ou um dispositivo conhecido operando em estado novo ou mal configurado”. Isso sugere a realização de testes de uma nova ferramenta de censura ou um erro de configuração levando ao bloqueio.

Quanto à possibilidade de censura, o The Register lembra que não houve evento externo de grande relevância enquanto a desconexão ocorreu. Dessa forma, o país não tinha motivos para manter a população distante da internet naquele momento.

Curtiu o conteúdo? Continue acompanhando as notícias mais recentes de tecnologia no TecMundo e compartilhe-as nas redes sociais com os amigos.

Related posts

Semana gamer do Magalu tem PCs, notebooks, GPUs e mais com desconto

Spotify ganha chat para você recomendar conteúdos e conversar com contatos

Solos lança óculos inteligentes com IA para a comunidade cega e com baixa visão