Após protestos, Irã bloqueia Instagram e WhatsApp  

A morte de Mahsa Amini, de 22 anos, gerou diversos protestos em todo o Irã, fazendo com que o país bloqueasse o acesso dos cidadãos ao Instagram e ao WhatsApp. De acordo com alguns noticiosos, a ação do governo foi tomada por motivos de segurança.  

Amini estava sob custódia policial quando morreu. A mulher foi presa pela polícia da moral em Teerã, capital do país, por estar com “trajes inadequados”. Segundo a polícia, ela não usava o véu cobrindo os cabelos corretamente. 

Leia também!

Como solicitar a 2ª via do Título de Eleitor pela internet; prazo para emissão termina nesta quinta (22)Tinder anuncia parceria com abrigos de animais para promover adoção de cãesBotões do YouTube de “não tenho interesse” e “não recomendar o canal” mal funcionam, diz estudo

De acordo com a agência de notícias Reuters, os servidores do WhatsApp foram interrompidos em diversos provedores de internet, o mesmo processo que aconteceu com o Instagram algumas horas depois.

A capital e algumas outras regiões enfrentam o bloqueio desde a última sexta-feira, enquanto a província do Curdistão, no oeste do Irã, passa pela interrupção nos serviços desde a segunda-feira.  

Nesta quarta-feira (21), o ministro das Comunicações do Irã afirmou que foi citado de maneira errada pelos veículos de comunicação que disseram que as autoridades poderiam interromper os serviços de internet.  

Mulheres do Irã removendo seus hijabs enquanto gritam “morte ao ditador” em protesto contra a assassinato de Mahsa Amini, que foi morta por não colocar seu hijab corretamente. pic.twitter.com/qq0n8U6jMB

— Flávio Costa (@flaviocostaf) September 21, 2022

O governo iraniano ainda não explicou os motivos da morte de Mahsa Amini, o que fez a população iniciar um forte enfrentamento a repressão contra às mulheres no país. Até o momento, 17 pessoas morreram durante os protestos

As autoridades iranianas negam a responsabilidade das forças de segurança na morte de qualquer um dos manifestantes. Segundo a imprensa do país, todas as mortes ocorreram por tiros ou esfaqueamento. 

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Após protestos, Irã bloqueia Instagram e WhatsApp   apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

PS Store tem games de PlayStation 5 e PS4 com até 90% OFF

Receita da Nvidia depende fortemente de apenas dois clientes

Interior de Marte guarda evidências de impactos antigos