A Rússia decidiu bloquear nesta quinta-feira (4) o acesso ao FaceTime, serviço de chamadas de vídeo da Apple, e à rede social Snapchat. Segundo as autoridades, ambas plataformas estariam sendo usadas para organização de ataques terroristas.
A medida veio um dia após o país derrubar a plataforma de jogos Roblox, acusando-a de disseminar conteúdo extremista e promover “propaganda LGBT”.
Rússia bloqueia FaceTime e Snapchat
As medidas foram anunciadas pela Roskomnadzor, agência reguladora de comunicações da Rússia.
O órgão alega, sem provas, que o FaceTime contribui para “organizar e realizar ataques terroristas no país, recrutar perpetradores e cometer fraudes e outros crimes contra cidadãos russos”.
No caso do Snapchat, o bloqueio foi confirmado pela agência de notícias estatal RIA, que também citou os supostos ataques terroristas como justificava para a derrubada.
A Apple foi procurada pela agência Reuters, mas não respondeu.
Rússia também bloqueou o Roblox
Um dia antes, na quarta-feira (3), o país mandou bloquear o acesso ao Roblox, uma das maiores plataformas de jogos online do mundo. A acusação é de que a rede social dissemina conteúdo extremista e promove “propaganda LGBT”.
Em comunicado, a Roskomnadzor afirmou que o Roblox se tornou um ambiente “inapropriado” para menores, alegando risco ao “desenvolvimento espiritual e moral das crianças”. O órgão afirma que usuários jovens seriam expostos a assédio sexual, manipulação para envio de fotos íntimas e coerção para práticas violentas.
A Roblox Corporation, sediada na Califórnia, não respondeu imediatamente aos pedidos de comentário.
Ofensiva contra plataformas
- À Reuters, moradores de Moscou relataram que, ao tentar usar o Snapchat nesta quinta-feira, se depararam com uma mensagem de “usuário indisponível”;
- No caso do FaceTime, uma moradora contou que chegou a receber uma chamada, mas não conseguiu se conectar com o app;
- Críticos defendem que as restrições impostas pela Rússia são censura e uma tentativa do poder estatal de controlar comunicações privadas, em uma ofensiva contra plataformas de redes sociais;
- Do outro lado, a Rússia alega que está agindo de acordo com a lei. A Roskomnadzor já tem intensificado esforços para bloquear acesso a tecnologias que violam as leis russas há alguns meses, incluindo limitar algumas chamadas no WhatsApp e Telegram.
O post Após Roblox, Rússia bloqueia FaceTime e Snapchat apareceu primeiro em Olhar Digital.