A Oracle foi mais afetada do que outras gigantes de tecnologia na recente onda de vendas de ações e títulos do setor, à medida que seu vasto endividamento para financiar uma guinada para a inteligência artificial (IA) despertou preocupação em Wall Street.
O grupo estadunidense de software fundado por Larry Ellison fez uma entrada dramática na corrida da IA, comprometendo-se a gastar centenas de bilhões de dólares nos próximos anos em chips e data centers — em sua maioria como parte de acordos para fornecer capacidade computacional à OpenAI, criadora do ChatGPT.
A velocidade e a escala desses movimentos inquietaram alguns investidores em um momento em que os mercados estão especialmente atentos aos gastos dos chamados hyperscalers — grandes empresas de tecnologia que constroem megacentros de dados.
As ações da Oracle caíram 25% no último mês, quase o dobro da queda registrada pelo segundo pior hyperscaler em desempenho, a Meta.
A queda reverteu mais de US$ 250 bilhões (R$ 1,3 bilhão, na conversão direta) em ganhos de valor de mercado obtidos quando o grupo sediado no Texas (EUA) revelou seus acordos com a OpenAI em setembro. Um índice do Financial Times que acompanha o preço da dívida da Oracle caiu cerca de 6% desde meados de setembro, desempenho significativamente pior do que o de seus principais concorrentes.
Leia mais:
- 4 melhores inteligências artificiais para criar e editar vídeos
- 7 aplicativos que usam IA para você testar no dia a dia
- Boom da IA impulsiona escassez de chips de memória que pode afetar carros e celulares
Empresa preocupa Wall Street (e a si mesma)
- A Oracle tem provocado preocupação particular porque o grupo migrou do software corporativo para a computação em nuvem mais tarde do que suas rivais;
- Sua estratégia tornou-se mais focada em uma aposta total na IA, apoiada amplamente no sucesso da OpenAI;
- “Este é um modelo de negócios completamente diferente do que os investidores valorizam em serviços de nuvem”, afirmou, ao ArsTechnica, Alex Haissl, da Rothschild & Co Redburn;
- “Os acordos parecem fantásticos quando você olha para as cifras de receita, mas são muito intensivos em capital, portanto, geram muito pouco valor.”
Investidores estão preocupados com avaliações altas e enormes gastos de capital por parte de alguns grandes grupos de tecnologia, que podem se voltar contra eles caso um pequeno número de startups de IA que registram prejuízos — como OpenAI e Anthropic — não consigam entregar o que prometem para a tecnologia.
O que é a Oracle? Veja sua relação com IA, TikTok, Meta e os Estados Unidos
A Oracle é uma das empresas mais poderosas e influentes do setor de tecnologia, mesmo que não seja tão conhecida pelo público quanto nomes como Google ou Microsoft. Fundada na década de 1970, a companhia construiu sua reputação ao criar sistemas de banco de dados confiáveis, usados por empresas e governos do mundo inteiro.
Leia a matéria completa aqui
O post Aposta da Oracle em IA vira contra si mesma; entenda apareceu primeiro em Olhar Digital.