Home Variedade App usa imagens de drones para combater poluição por plástico nas praias da Irlanda

App usa imagens de drones para combater poluição por plástico nas praias da Irlanda

by Fesouza
6 minutes read

Na última quinta-feira (21), o jornal australiano The Conversation divulgou uma conquista importante para combater a poluição por plástico na Irlanda: a criação de um app que utiliza imagens feitas por drones para achar lugares afetados pelo lixo, o que facilitaria a sua remoção.

A ideia foi concebida por Gerard Dooly, professor e pesquisador de engenharia na Universidade de Limerick. Confira mais informações a seguir.

Para quem tem pressa:

  • Um pesquisador desenvolveu um aplicativo que funciona junto a um drone para caçar e mapear áreas poluídas por lixo plástico na Irlanda;
  • O projeto busca diminuir a poluição e auxiliar no ecossistema marinho;
  • Voluntários podem baixar o app no celular e fazer parte do sistema que busca a erradicação do acúmulo de resíduos plásticos.

Como um aplicativo e um drone combatem a poluição na Irlanda

drone 8k da empresa antigravity
Ilustração digital de um drone sobrevoando o solo (Imagem: Antigravity/Reprodução)

Garrafas e embalagens plásticas são um problema direto no ecossistema marinho e poluem o habitat de vários animais, conforme dito pela ONU.

Em Tramore, no Condado de Waterford (Irlanda), Gerard Dooly descreve numa matéria do jornal The Conversation como o acúmulo de resíduos plásticos já havia se tornado parte da paisagem local, preso na zona litorânea ao longo de anos. Para compensar, grupos comunitários se voluntariam para limpar as áreas poluídas, mas o esforço não é tão eficiente porque eles não sabem exatamente onde todo o lixo se concentra.

Pensando nisso, Dooly desenvolveu um aplicativo que se conecta a drones e utiliza as imagens feitas por eles para detectar áreas poluídas por resíduos plásticos. Com isso, as imagens seriam compartilhadas com qualquer voluntário disposto a ajudar na remoção dos resíduos, mobilizando diferentes pessoas a limpar a natureza.

No Centro de Robótica e Sistemas Inteligentes da Universidade de Limerick, na Irlanda, o time de cientistas de Dooly utilizou inteligência artificial para criar um algoritmo de reconhecimento de lixo.

Em seguida, o conectou ao software de drones de vigilância para encontrar e mapear áreas poluídas. Por fim, as imagens obtidas por esse sistema são enviadas para um aplicativo móvel gratuito, o qual fornece aos usuários a localização via GPS das áreas que precisam de limpeza.

microplásticos
Microplástico na areia de uma praia (Imagem: dee karen/Shutterstock)

Leia mais:

Uma das etapas mais complexas de todo o desenvolvimento desta tecnologia foi ‘treinar’ a visão dos drones. Isso porque era necessário que a visão computacional detectasse uma tampa de garrafa a uma distância de 30 metros de altitude, por exemplo, além de distinguir o alvo de algas marinhas, madeira flutuante, rochas, conchas, dentre outros objetos.

Para isso, foram realizados infindáveis testes de campo para apurar a tecnologia ao máximo possível e verificar o quão preciso era o sistema de detecção.

Nas primeiras versões do aparelho, o software apresentou um desempenho reduzido quando próximo a áreas com sombras e confundia madeira flutuante com garrafas plásticas. Meses depois, contudo, após um longo processo de refinamento do algoritmo, Dooly afirma que o sistema agora detecta resquícios minúsculos de plástico a partir de 1 cm.

Após o aprimoramento do software, sua equipe realizou centenas de voos sobre a costa irlandesa em diferentes contextos climáticos e de iluminação.

Abaixo, é possível conferir um vídeo postado no YouTube na conta do pesquisador. A mídia demonstra algumas das imagens capturadas pelo drone.

A plataforma de detecção de plástico aceita imagens de drones de qualquer fonte, como pessoas comuns pilotando seus próprios drones. O processamento requer apenas software de laptop padrão. Os usuários carregam imagens e recebem coordenadas GPS mostrando locais plásticos detectados. O aplicativo móvel, disponível gratuitamente para iOS e Android, exibe esses locais como um mapa interativo.

— Gerard Dooly, professor e pesquisador de engenharia na Universidade de Limerick

A pesquisa é financiada pela União Europeia e funciona por meio do projeto BluePoint, que combate a poluição plástica presente na costa da Europa.

Na Irlanda e restante da Europa, foram distribuídos mais de 30 drones parceiros para auxiliar no combate à poluição.

O post App usa imagens de drones para combater poluição por plástico nas praias da Irlanda apareceu primeiro em Olhar Digital.

You may also like

Leave a Comment