Apple adquire startup que usa IA para comprimir vídeos

A Apple adquiriu a WaveOne, startup de compressão de vídeos usando Inteligência Artificial (IA). O anúncio foi feito pelo ex-presidente de vendas e desenvolvimento de negócios da empresa comprada, Bob Stankosh, através de um post no LinkedIn.

Leia mais:

Apple também pode estar desenvolvendo sua própria IA generativaPara onde a bússola do Safari, o navegador da Apple, aponta?Startup desenvolve algoritmo baseado em IA capaz de detectar possíveis casos de burnout

A Apple ainda não confirmou a venda. De acordo com a apuração do site TechCrunch, porém, o site da WaveOne foi desativado em janeiro e diversos ex-funcionários agora trabalham nos grupos de aprendizado da big tech.

Depois de quase dois anos na WaveOne, na semana passada, finalizamos a venda da empresa para a Apple. Iniciamos nossa jornada na WaveOne, percebendo que o aprendizado de máquina e a tecnologia de vídeo de aprendizado profundo poderiam mudar o mundo. A Apple viu esse potencial e aproveitou a oportunidade para adicioná-lo ao seu portfólio de tecnologia.

Bob Stankosh

WaveOne e IA

A WaveOne foi fundada em 2016 por Lubomir Bourdev e Oren Rippel.Bourdev foi um dos membros fundadores da divisão de pesquisa de IA na Meta; ele e Rippel também já estiveram na equipe de visão computacional da empresa.A compactação do vídeo ocorre na ponta do provedor de conteúdo, enquanto a descompactação, na dos usuários. A WaveOne criou um algoritmo de compressão e descompressão inteligente e “consciente do conteúdo”.Ou seja, a tecnologia entende o tipo de conteúdo transmitido, permitindo priorizar elementos de vídeos em detrimentos de outros.Isso pode ser usado, por exemplo, para priorizar rostos em vídeos do YouTube ou de streamings, e não outros elementos secundários de uma cena, para economizar o pacote de Internet.A WaveOne afirmou que a tecnologia de compressão de vídeo também é robusta para o caso de interrupções repentinas na conectividade e que pode reduzir o tamanho dos arquivos de vídeo pela metade.

Aquisição da Apple

A Apple viu potencial na tecnologia — e não foi a única. Antes da aquisição, a WaveOne atraiu cerca de US$ 9 milhões vindos de patrocinadores, como Khosla Ventures, Vela Partners, Incubate Fund, Omega Venture Partners e Blue Ivy.

Com a startup no seu portfólio de tecnologia, a empresa pode usá-la para seu streaming, a Apple TV+. Os recursos desenvolvidos pela WaveOne podem, por exemplo, melhorar a resolução de vídeo e taxas de quadro mais altas, tornando a plataforma mais eficiente.

O YouTube já faz isso e, desde o ano passado, usa a DeepMind, empresa do grupo Alphabet, para criar algoritmos de aprendizado para solucionar problemas de compactações de vídeos, reduzindo a quantidade de dados utilizados pelos usuários.

Com informações de TechCrunch.

Imagem: Tada Images / Shutterstock

O post Apple adquire startup que usa IA para comprimir vídeos apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Google lança no Brasil novos recursos de proteção contra golpes

Amazon troca nome de internet via satélite concorrente da Starlink

Tecnologia com até 54% OFF nas lojas oficiais da Shopee