Apple desenvolve ‘cópia’ do ChatGPT para testar funções de IA da Siri

A Apple desenvolveu um aplicativo interno para avaliar as capacidades da Siri alimentada por inteligência artificial generativa. O app, conhecido como Veritas, funciona como um chatbot e serve apenas para testes internos, sem previsão de lançamento para o público. 

Segundo informações de Mark Gurman, da Bloomberg, o software é de uso restrito à divisão de IA da companhia.

De acordo com a reportagem, o Veritas é construído sobre a plataforma Linwood, que combina grandes modelos de linguagem (LLMs) proprietários e externos. A ferramenta deve sustentar a nova versão da Siri, incluindo a capacidade de realizar buscas em dados pessoais dos usuários.

O Veritas é um app de uso interno muito parecido com o ChatGPT, segundo a Bloomberg. (Fonte: Apple/Divulgação)

Visualmente, o app lembra chatbots já conhecidos, como ChatGPT e Gemini. Funcionários da Apple podem digitar perguntas ou solicitações e receber respostas em texto, além de revisitar conversas passadas para expandir o contexto, indicando que a assistente será capaz de interpretar diálogos contínuos.

Reforma da Siri atrasada

A esperada revitalização da Siri com IA generativa é uma promessa desde o iOS 18, mas acabou adiada diversas vezes. A previsão atual é de que os avanços só apareçam em 2026. Até agora, as funções de inteligência artificial oferecidas pela Apple estão limitadas ao pacote Apple Intelligence, considerado modesto diante das soluções da concorrência.

O movimento reforça a percepção de que a Apple segue atrás de outras Big Techs na corrida da inteligência artificial, embora siga investindo em experimentos internos para reduzir essa distância.

Quer acompanhar as próximas novidades da Apple e da corrida pela inteligência artificial? Continue no TecMundo e siga nossas redes sociais para não perder nenhuma atualização.

Related posts

Samsung triplica lucro no trimestre com alta da demanda por chips de IA

Adeus, Model S! Tesla anuncia fim para dois veículos e foca no robô Optimus

O efeito multiplicador: Como uma única fábrica de carros gera riqueza para o Rio inteiro